Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Objetivo é auxiliar professores na decisão das próximas ações educativas
Cerca de três mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são avaliados nesta quinta-feira (21) em 42 escolas municipais nos turnos da manhã e da tarde. As provas fazem parte do processo de avaliação de 2019, organizado pela Superintendência do Ensino Fundamental e Médio da secretaria de Educação.
A finalidade é auxiliar professores e gestores das unidades escolares a direcionar as ações referentes ao desenvolvimento dos estudantes. As avaliações serão corrigidas pela Coordenação Pedagógica de 1º e 2º anos.
Outros objetivos são realizar sondagem inicial da hipótese de escrita, do nível de leitura com apoio em pistas gráficas e semânticas e quantificar os elementos da coleção dada. A avaliação visa aprimorar os planejamentos dos professores e a execução das práticas pedagógicas e fornecer subsídios aos professores e à equipe gestora para melhorar o desenvolvimento em leitura, escrita e matemática dos alunos.
De acordo com a Superintendente do Ensino Fundamental e Médio da secretaria de Educação, Bálade Ayala, a sondagem vai mostrar as potencialidades dos alunos para que a secretaria de Educação possa desenvolver melhor um planejamento de trabalho.
"Nosso foco está centrado na leitura, escrita e na oralidade e também nas estratégias do raciocínio de matemática. E para isso, precisamos conhecer o aprendizado da criança", ressaltou Bálade.