Professores do Nupem também participaram do encontro e apresentaram projetos e pesquisas
Iniciativas voltadas a promover o monitoramento e preservação do ecossistema local, com planejamento voltado a acompanhar o novo ritmo de desenvolvimento da cidade, serão reforçadas pelo governo municipal em parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ).
Ações consideradas como prioritárias para a preservação dos recursos naturais, com objetivo de assegurar a oferta de água, reduzir a emissão de poluentes e recuperar áreas destinadas a manutenção da fauna e flora locais, foram discutidas no encontro realizado na manhã desta terça-feira (24) entre o diretor do Nupem, Rodrigo Nunes da Fonseca, o fundador e vice-diretor do Instituto, professor Francisco Esteves, e o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna.
“Macaé abriga a formação dos maiores profissionais em biologia do país e serão eles que garantirão o futuro da cidade. O Nupem promove os principais estudos de monitoramento e pesquisas que visam oferecer o suporte necessário para garantir a preservação da biodiversidade, hoje e sempre, em Macaé ”, ressaltou Francisco Esteves.
Professores do Nupem também participaram do encontro e apresentaram projetos e pesquisas de monitoramento que são realizados com o propósito de avaliar o efeito da nova dinâmica econômica e social da cidade sobre os recursos materiais locais, e que podem contribuir, ainda, com processos de licenciamento de novos empreendimentos em instalação no município.
“Temos a oportunidade de ampliar as nossas ações e trabalhos conjuntos. Nos colocamos à disposição de promover novas parcerias e acordos técnicos com base no trabalho de toda a nossa equipe”, destacou o diretor Rodrigo.
Para o governo municipal, o Nupem segue como a maior referência em estudos de preservação com indicadores que promovem o verdadeiro conceito de sustentabilidade.
No encontro, Juninho destacou a iniciativa da Secretaria em implementar ações para elevar a pontuação de Macaé na liberação de créditos com base no ICMS Verde no Estado. Os recursos serão destinados a programas listados pelo Fundo Municipal do Ambiente.
“É uma honra renovar a minha relação com o Nupem que promove um trabalho histórico na luta pela preservação do ecossistema regional. Sem dúvidas, o Instituto será a nossa referência para todas as análises e investimentos em projetos de recuperação de nascentes e preservação da fauna e flora local”, afirmou Juninho.