Animais silvestres são devolvidos à natureza

21/09/2018 13:37:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Ação foi coordenada por agentes da Guarda Ambiental

Foram devolvidos à natureza nesta quinta-feira (20) quatro tizis (pequenos pássaros negros), uma asa-branca (ave silvestre) e um filhote da cobra jibóia. A ação foi coordenada por agentes da Guarda Ambiental. A soltura ocorre justamente a dois dias do dia da fauna, comemorado no sábado (22). O local onde se deu a libertação dos animais não pode ser divulgado para evitar a presença de caçadores.

Segundo o subcoordenador da Guarda Ambiental, Márcio Antonio, a importância da soltura de animais em seu habitat natural está ligada à preservação da natureza. "A caça ilegal é um desrespeito à vida. Nossas crianças merecem e têm direito a um mundo melhor", diz, acrescentando que a Lei Federal 9.605/98 define os crimes ambientais, inclusive à fauna.

Reabilitação de Aves

O biólogo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Henrique Abrahão Charles, explica que no caso da asa-branca, solta na tarde desta quinta-feira, a ave passou por 30 dias de quarentena no viveiro do Parque do Barreto. Ela tinha sido atropelada e estava ferida quando foi conduzida ao parque por agentes ambientais. "Quanto mais selvagem o animal for, sua soltura também deve ser rápida, evitando que seja domesticado, se acostumando ao ser humano. Entretanto, algumas aves como papagaios, falcões, gaviões e corujas se estiverem dóceis deverão passar por reabilitação para aprender novamente como sobreviver na natureza", completa o biólogo.

Quem vir um animal silvestre em risco deve ligar para (22) 99701-9770 (Guarda Ambiental).


Fotos Relacionadas