Anúncio de novas plataformas fortalece Bacia de Campos

23/06/2017 16:33:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

A necessidade de investimentos na Bacia de Campos tem sido ressaltada pelo prefeito Dr. Aluizio

Além da expectativa de negócios que estão sendo gerados na nona edição da Brasil Offshore, o evento também trouxe uma ótima notícia para o setor de óleo e gás: a Petrobras anunciou que vai instalar mais quatro novas plataformas na Bacia de Campos nos próximos anos. A informação foi passada pelo gerente da área de Projetos Complementares da Bacia de Campos, Mauro Destri, em apresentação nesta quinta-feira (22), durante a feira, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

- A boa nova nós já conseguimos. A Petrobras já anunciou que vai investir em quatro novas plataformas na Bacia de Campos. Isso representa mais emprego, mais investimentos para a região, representa também sair da crise. Uma nova fase para a economia de Macaé, para a região, o Estado do Rio e para o país - comemorou o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio.

A Bacia de Campos está completando 40 anos. São 53 plataformas instaladas. A produção atual na Bacia de Campos é de cerca de 1,3 milhão de barris/dia, o que representa 64% da produção total da companhia do Brasil. "A Bacia de Campos é o maior parque offshore de produção de petróleo do mundo. Em 2016, a produção média mensal da Bacia de Campos fechou acima de 1,37 milhão de barris de óleo e 26 milhões de metros cúbicos de gás por dia", disse o gerente geral da Unidade de Operações da Bacia de Campos (UO-BC) da Petrobras, Marcelo Ferreira Batalha, na abertura da Brasil Offshore.

- A ideia é que, com a revitalização de Marlim, a gente consiga produzir até 2052 neste campo -, informou o gerente. O projeto é uma das apostas para reduzir o declínio natural da produção nesta bacia. “Estamos há 40 anos descobrindo, desenvolvendo, produzindo e trazendo unidades novas na Bacia de Campos", afirmou Destri.

Recuperação tem sido a tônica das ações do governo

A necessidade de investimentos na Bacia de Campos tem sido ressaltada pelo prefeito Dr. Aluizio que, recentemente, esteve em Brasília para tratar do assunto. O governo municipal também criou a campanha "Bacia de Campos, é preciso investir" para mobilizar sobre a importância de políticas públicas que garantam à Bacia todo o suporte para atender à retomada do crescimento na região.