Aplicativo incentiva consumo de energia sustentável

21/11/2021 17:14:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Projeto de alunos da FeMASS, UFRJ e IFF surgiu no Hackathon Macaé Conecta

Uma forma sustentável de consumir energia é alvo de estudo dos alunos da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), UFRJ e IFF, que formam a equipe Capivaleiros, e trabalham na criação de um aplicativo responsável pela interface do fornecedor/produtor de energia fotovoltaica com o público-alvo. A ideia é elaborar um ambiente de marketplace (espaço virtual onde se faz comércio eletrônico) para estimular o consumo consciente de energia limpa. O projeto foi um dos vencedores da maratona online Hackathon Macaé Conecta, realizada em agosto.

O projeto “Poween”, que tem origem na junção das palavras power (energia) e green (verde), é desenvolvido pelos estudantes Kevin Trindade Gonçalves (IFF – 4º período); Paloma Monteiro Bastos (FeMASS - 9° período); Raphael Vieira Pereira (UFRJ - 10? período). O desafio busca atender o município e parte do comércio local, atendendo ainda os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” da ONU.

“Nosso projeto é uma maneira de tentar unir as empresas que vendem painéis fotovoltaicos e a população. Através do celular gostaríamos de propor um canal de resposta mais rápido para o consumidor, além de contar com informações que possam facilitar o entendimento de conceitos envolvidos nesse processo de compra e instalação. Dessa forma, pretendemos ajudar a disseminar essa tecnologia, ajudar a população a ter uma porta de entrada para melhor se informar sobre a conta de energia e alguns conceitos de física, além de estimular o gasto com empresas locais”, conta Raphael.

Kevin destaca que o aplicativo também irá facilitar a pesquisa de preços sobre a implementação de painéis solares, com um sistema web de requisição de pré-orçamento. “Estamos animados com esse processo de pesquisa e inovação que o Hackathon nos proporcionou. A Poween vai contribuir para um mundo mais sustentável e limpo, começando por Macaé”, acrescenta Paloma.

A iniciativa é acompanhada pelo programa #inovareaprender, da Secretaria de Educação, em parceria com as Secretarias Adjuntas de Educação Básica, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, além da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF).
Hackathon - O Hackathon Macaé Conecta foi realizado em agosto deste ano. O objetivo da maratona on-line é impulsionar o desenvolvimento do município por meio da ciência, tecnologia e inovação, otimizando produtos e serviços que impactem a melhoria da qualidade de vida da população.
Clique aqui e acompanhe o desenvolvimento do aplicativo