Atendimento do HPM cresce 58% em dois anos

06/10/2017 15:54:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

No último quadrimestre a maternidade teve um aumento 23,5% de atendimentos

O Hospital Público Municipal (HPM) é referência na região em serviços de média e alta complexidade. Desde a sua expansão, em julho de 2015, a unidade aumentou, em dois anos, sua capacidade de atendimento em 58%. De 9.500 atendimentos mensais, atualmente, são 15 mil. O hospital realiza por mês 500 cirurgias, entre maternidade, eletiva e urgência, além de 7.350 exames de imagem.

A cada 20 dias, o aposentado Érico de Souza Valadão, 77 anos, utiliza os serviços do HPM. "Irei passar por uma cirurgia, em breve, na próstata, mas preciso substituir a sonda que estou utilizando. Sou sempre muito bem atendido aqui", afirma o paciente, que estava acompanhado da sua mulher Maria da Penha Valadão, 60 anos.

O HPM oferece atendimento em várias especialidades médicas: bucomaxilo, cirurgias (geral, pediatria, plástica reparadora e vascular), socorrista, clínica médica, endoscopia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurocirurgia, pediatria, urologia, radiologia, obstetrícia, intensivista em várias especialidades (cardiologia, pneumologia e outras), anestesia e infectologia.

O secretário adjunto de Alta e Média Complexidade, Leandro Matos Soares, afirma que a rotina da instituição é intensa com movimento durante 24 horas. "Não atendemos apenas macaenses. Pessoas de diversos municípios da região são encaminhadas para o HPM, que tem localização próxima às rodovias. Além disso, com o cenário econômico, o número de usuários SUS aumentou. Hoje, 60% da população utiliza os serviços públicos de saúde e a rede particular fica com 40%. Há dois anos, esses números eram invertidos", avalia o secretário.

No último quadrimestre, por exemplo, o pronto-atendimento e a maternidade tiveram um aumento de 6,3% e 23,5%, respectivamente, ao comparar o mesmo período de 2016. De maio a agosto foram 60.436 atendimentos, incluindo emergência, que teve uma redução de 16,9%. Entre os procedimentos cirúrgicos, registra-se elevação de 18,6%.

A unidade implantou a residência médica, em 2014, e faz parte da Câmara Técnica de Humanização dos Hospitais Federais do Estado do Rio de Janeiro, da qual participam os hospitais universitários, os institutos e/ ou os hospitais federais, sendo o HPM aceito nesta câmara devido as ações isoladas relacionadas à Política Nacional de Humanização.


Fotos Relacionadas