Atividades alusivas ao Outubro Rosa prosseguem na cidade

19/10/2018 14:20:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

UBS Barramares/Barreto recebe ação na próxima semana

A programação de atividades alusivas ao Outubro Rosa prossegue em Macaé. A Secretaria de Saúde preparou diversas atividades com objetivo de orientar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. As atividades de Educação em Saúde acontecem na segunda-feira (22), a partir das 8h, na Casa da Criança e do Adolescente e, na terça-feira (23), a partir das 14h, na Unidade Básica de Súde do Barramares/Barreto.

Serão realizadas atividades de educação em saúde com orientações nas unidades de saúde, apresentação de esquete teatral, dia da beleza e palestra para profissionais da saúde.

Alguns prédios da cidade também receberam iluminação com a cor rosa durante à noite, como o Hospital São João Batista, através de iniciativa da própria instituição, e as sedes da Prefeitura de Macaé e da Coordenadoria de Iluminação Pública.

De acordo com a gerente do Programa da Mulher, Alessandra Lofiego, a rede municipal conta com o serviço voltado para o público feminino com consultas com mastologistas e exames complementares como ultrassonografia de mama e mamografia. "O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e este movimento visa alertar toda população sobre a importância do diagnóstico precoce na redução da mortalidade", explicou.

No dia 25, às 14h, as atividades acontecem na sede do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), localizado à Rua Doutor Bueno, 190 - Imbetiba. No dia 29, a ação será voltada para os profissionais da saúde com café da manhã e palestra com a mastologista, Karina Schueler.

No Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc), no bairro Aroeira, haverá palestra e autoexame com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Glaucimara Riguete e orientação sobre o Outubro Rosa e Dia da Beleza, nos dias 30 e 31.

Programação:

22/10

8h - Casa da Criança e do Adolescente - Palestra, dia da beleza, orientações sobre prevenção câncer colo de útero e mama, e sífilis.

14h - Estratégia Saúde da Família (ESF) do Horto - Roda de conversa, quiz interativo, momento de relaxamento, auriculoterapia e chá da tarde musical



23/10


14h - UBS Barramares/Barreto - Atividade de Educação em Saúde



25/10


14h - Sede do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi)



29/10


10h - Café da manhã e palestra no auditório do Paço Municipal



30/10


14h - Nuamc Aroeira - Atividade de Educação em Saúde e Dia da Beleza



31/10


9h - Nuamc Aroeira - Palestra e autoexame, com a professora da UFRJ Glaucimara Riguete