Atividades marcam Mês do Idoso na Praia de Imbetiba

05/10/2017 12:03:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Houve aferição de pressão arterial, Dia de Beleza e orientações sobre saúde

Aferição de pressão arterial, corte de cabelo, manicure, avaliação corporal, atividades físicas, entre outras, marcaram a manhã desta quarta-feira dos idosos que compareceram a Praia de Imbetiba. O evento foi organizado pelo Conselho de Defesa dos Direitos do Idoso (Conim) e a programação prossegue nesta sexta-feira (6), das 7h às 11h no mesmo local.

Dulcirene Ismelinda da Silva de 72 anos que é guarda sênior há seis anos, aproveitou o evento para cortar os cabelos e fazer sobrancelha. Na opinião dela, o idoso é bem tratado no município.

- O idoso antes não era visto como ser humano. Existem famílias que não tratam bem de seus idosos, o que é muito triste, disse.

Ela acrescenta que acha muito importante o idoso se manter ativo, trabalhando e interagindo com outras pessoas e afirma que tem muita disposição para a vida.

Outro guarda sênior, Oscar Quintanilha de 73 anos, aproveitou o evento organizado pelo Conim, para fazer ginástica. Ele conta que participa das atividades realizadas pelo conselho todos os anos.

- Fiz ginástica e vou cortar os cabelos. Acho que o idoso em Macaé é bem cuidado, pois temos o Centro de Convivência do Idoso (CCI), onde possui várias atividades e também tratamentos médicos. Quando não é possível fazer o tratamento no local, nós somos encaminhados para outro local, contou.

Oscar contou ainda que desde 2005 faz parte da Guarda Sênior e acha muito importante que o idoso se mantenha ativo, para evitar ficar doente e procurar interagir com outras pessoas e fazer novas amizades.

Já a aposentada, Maria Estela Costa de 64 anos, acha que o tratamento com relação ao idoso deve avançar muito. "Aproveitei aferir minha pressão e fiz uma avaliação corporal que indicou que estou acima do peso e preciso me exercitar".

Além dessas atividades, quem passou pelo local pode obter mais informações sobre como prevenir e fazer o autoexame na mama para detectar qualquer tipo de anomalia. A melhor forma de prevenir além de sempre apalpar os seios é realizar a mamografia após os 40 anos de idade.

Informações sobre doenças sexualmente transmissíveis DST/Aids, também estavam disponíveis para os interessados que passavam pelo local.

A programação organizada pelo Conselho de Defesa dos Direitos do Idoso, prossegue nesta sexta-feira (6) e terá ainda medição de glicose, massagem corporal, auriculoterapia, circuito aeróbico, alongamento, caminhada, entre outras atividades e informações sobre saúde.

O Conselho de Defesa dos Direitos do Idoso (Conim) funciona na Estrada do Caminho s/nº, Ajuda de Baixo.


Fotos Relacionadas