Atlas Socioterritorial apresenta transformações espaciais e demográficas de Macaé

04/03/2016 14:41:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Lançamento do livro acontece nesta quarta-feira (9), às 19h, no Solar do Mellos

Para democratizar o acesso a informações sobre o crescimento da cidade, a secretaria adjunta de Gestão Estratégica, em parceria com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), lançará, no próximo dia 9, o Atlas Socioterritorial do município. O evento acontecerá, às 19h, no Solar dos Mellos - Museu da Cidade, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz, o material apresenta o ordenamento espacial e territorial. "O Atlas chegará aos alunos e professores da rede municipal de ensino e, também, estará disponível para toda a população na Biblioteca Municipal. Trata-se de um instrumento cartográfico de reconhecimento e identificação. Com isso, é possível se sentir pertencente nesse espaço", frisa Gisele.

O atlas, com 64 páginas, apresenta o reordenamento territorial de Macaé, setores administrativos, distritos, subdistritos, bairros, indicadores, considerações, notas e referências. São informados aspectos históricos principais e dados relativos ao perfil demográfico da população residente, como a distribuição por gênero, etnia e rendimento.

Após o lançamento, os diretores das escolas poderão retirar o material no Solar dos Mellos. A edição contribuirá, também, com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, que estudam o município.

- Com um crescimento populacional acima da média dos demais municípios brasileiros, a dinâmica da ocupação territorial de Macaé resulta em mudanças cada vez mais rápidas no seu espaço urbano. Diante disso, torna-se cada vez mais evidente a necessidade do poder público e da população de conhecer a realidade local, acompanhar o crescimento da cidade e promover o desenvolvimento de forma sustentável - ressalta a secretária.



HISTÓRICO

A Prefeitura de Macaé realizou um reordenamento territorial dos setores administrativos e de seus respectivos bairros e distritos, com o objetivo de manter sua configuração territorial de acordo com a realidade imposta pela dinâmica espacial do município. Após análise da proposta de reordenamento, a Câmara Municipal aprovou a Lei complementar 214/2012. Com o intuito de acompanhar as mudanças e, ainda, divulgar as informações, o Programa Macaé - Metas e Resultados, realizou uma série de pesquisas domiciliares que geraram dados a respeito das transformações sócio-espaciais da cidade, ao longo da última década.


Fotos Relacionadas