Avança Ideb estimula desempenho de alunos em avaliação nacional

09/10/2019 11:50:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Macaé é a primeira no ranking do Ideb no Norte Fluminense

A Secretaria de Educação lançou o programa Avança Ideb, com uma série de ações voltadas para incentivo e sensibilização da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2019- antiga Prova Brasil), que resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A avaliação está prevista para acontecer na rede municipal entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro junto aos estudantes do 5º e 9º ano de escolaridade, além do Ensino Médio.

Entre as ações que fazem parte do Avança Ideb estão: monitoria dos alunos contemplados no programa escola para estudantes do 9º ano, participação dos alunos no concurso de slogan com logomarca e grito de guerra Avança Ideb, aulas de reforço e aprofundamento, realização de simulados, visita da equipe do Avança Ideb nas escolas, reunião com pais dos alunos, disponibilização de informações com descritores do Saeb no site do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) e sensibilização especial das turmas.Também estão previstos acolhimento e mobilização especial no dia da prova.

Macaé obteve avanço nos resultados do Ideb 2017. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação. Nos anos iniciais foi alcançado 5,9, valor maior que a média nacional e maior que a média do Estado do Rio de Janeiro. A nota 5,9 referente ao Ideb - anos iniciais é maior se comparada com os anos de 2015 (5,6) e 2013 (5,2). Macaé ficou em terceiro lugar em todo estado do RJ, se comparada aos municípios de mais de 100 mil habitantes e está como primeira colocada entre as cidades do Norte Fluminense e 14ª em todo Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, o Avança Ideb sensibiliza quanto à importância da prova. “A avaliação externa é importante para que os alunos e toda comunidade escolar se apropriem da nota da escola e como está a qualidade do ensino. O Inep só divulga a nota da escola que tiver 80% de presença no dia da prova”, destaca o secretário.

Turmas de destaque irão visitar Museu do Amanhã

Os alunos estão participando de atividades diversificadas, que fazem parte do programa Avança-Ideb nas escolas Raul Veiga (Glicério), Eraldo Mussi (Botafogo), Sônia Regina Lapa (Ajuda) e Neusa Goulart Brizola (Barra). Entre as ações estão a produção de cartazes, murais e gêneros textuais e participação de alunos em simulados do Saeb. As turmas que apresentarem os melhores resultados nos testes vão ganhar um passeio para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Além disso, os alunos beneficiados com o programa Bolsa Escola, que recebem a bolsa de R$ 600, estão atuando como monitores dos estudantes que vão participar do Saeb-2019. Também estão sendo realizadas visitas às equipes gestoras das escolas e encontros com os pais dos alunos.

Já os alunos das turmas dos 9º e 5º anos de escolaridade também fazem parte de aulas de reforço com destaque para o aprofundamento nas disciplinas exigidas na avaliação. Outra intervenção é o "Quinto Ano Mais", que destaca as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Núcleo

A Secretaria de Educação também disponibilizou a atualização do site do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) com materiais que seguem descritores do Saeb. Com endereço eletrônico ntmmacae.com/ideb, podem ser consultados caderno de orientação curricular e simulados da antiga Prova Brasil, gabarito das atividades com base no conteúdo do Saeb, caderno da antiga Prova Brasil com compilação de questões de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.