Foto: Ana Chaffin
Alunos do Ciep Oscar Cordeiro foram destaque em várias categorias
Cerca de 70 alunos do Ciep Oscar Cordeiro participaram no domingo (22) do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, no município de São João da Barra (RJ). Os estudantes conquistaram o primeiro lugar nas categorias Baliza Feminina, Baliza Masculina, Corpo Coreográfico, Pelotão Nobre e também ganharam a categoria Banda Musical.
A banda do Oscar Cordeiro é formada por alunos e ex-alunos na faixa dos 10 aos 24 anos. A corporação tem uma trajetória marcada por medalhas e troféus e é reconhecida por conquistar diversos títulos. Entre eles está o vice-campeonato sul-americano, quando concorreu com 10 bandas estrangeiras e 15 brasileiras na edição de 2012. Além disso, a banda ganhou, em 2011, o tricampeonato brasileiro.
O maestro da banda de percussão, Anderson Barbosa, que é voluntário há cinco anos do projeto "Amigo da Escola", contou que deu inicio à sua caminhada na escola por meio do projeto da Banda Musical. Segundo ele, o grupo foi fundado em 2014 com apoio de músicos locais, quando participou do Campeonato Mundial no Brasil de Bandas - Marth Band, ganhando o terceiro lugar.
- Trabalho há cinco anos no projeto e no ano letivo de 2017 estou dando aulas de teoria musical, leitura rítmica, solfejo, práticas de conjunto, com ensaio geral aos sábados, sempre das 14h às 17h. O projeto hoje atende 55 alunos na banda e 38 nas aulas da modalidade de dança - disse o maestro.
Segundo a professora de Educação Física e Dança, que ministra aula de dança livre e faz toda a parte de coreografia, Keulen Vitorino Marinho, as premiações são o resultado positivo da dedicação dos alunos. "Usamos o recurso da música para desenvolvimento corporal dos alunos, que são sempre comprometidos e dedicados ao trabalho", disse a professora, ressaltando que tanto ela quanto o maestro Anderson são membros da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Bandas e Fanfarras, Gestão de Campeonatos e consultórios de músicas e linha de frente.
Bandas Escolares reúnem cerca de 200 alunos
Cerca de 200 alunos da rede municipal, com idades entre 10 e 17 anos, participam do projeto Bandas Escolares. Para fazer parte das corporações musicais, eles devem frequentar regularmente as aulas, ter bom comportamento e apresentar rendimento positivo nas provas e trabalhos pedagógicos.
Os ensaios acontecem nos horários divergentes aos de aula. O projeto tem como propostas fortalecer o senso estético, da percepção sonora e espacial, promover o desenvolvimento social e cultural do estudante e contribuir com o desenvolvimento da coordenação motora e capacidade criativa.