barreto tera nova escola de educacao infantil

14/01/2019 13:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Nova unidade vai atender cerca de 300 alunos na faixa de dois a cinco anos

Com a proposta de investir na ampliação de espaços, a Prefeitura de Macaé constrói a Escola Municipal de Educação Infantil do Barreto, com oito salas de aula. A estrutura, de 1,1 mil metros quadrados, está na fase de colocação de telhado e concretagem da laje. A nova escola é localizada na Rua 12, Loteamento Franco Plaza, no bairro São José do Barreto, próximo ao Jardim Franco. A previsão é atender cerca de 300 alunos na faixa de dois a cinco anos e contemplar moradores do Jardim Franco, Ajuda e proximidades.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo da rede municipal é construir novas escolas para abranger estudantes dos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. "Queremos melhor assistir a comunidade e facilitar o acesso dos alunos, contribuindo para que eles estudem próximo de casa. Temos muitas obras pela frente, em bairros como Lagomar e Ajuda", pontua.

O secretário lembra que com a obra da escola no São José do Barreto, a rede municipal consolida a proposta de ingresso de todas as crianças acima de dois anos na sala de aula. Aos moldes da Escola de Educação Infantil Professora Lia Koop Franco (Vila Badejo), a obra contará com salas com lactário.

Haverá ainda área de repouso e banheiros adaptados para as crianças do maternal I e II (dois e três anos). As salas intituladas creche I receberão trocador, fraldário e espaço para alimentação. Já as salas destinadas aos alunos da creche II terão tatames, banheiros e trocador. A creche III será dotada de mesas especiais e tatames.

O espaço também contará com sala multiuso/leitura, laboratório de informática, almoxarife, solário, sala para professores, secretaria, sala da diretoria, sala de recursos, além de pátio coberto, anfiteatro e estacionamento. A previsão é que a obra seja concluída no meado do ano.

Em visita ao local, o superintendente de Infraestrutura, Fabrício Reid, esclareceu que a obra foi projetada especificamente para o segmento infantil, seguindo os parâmetros básicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). "Os alunos terão espaços adaptados, que servirão para melhor acomodação", explica.

O bairro São José do Barreto conta com as escolas municipais Professora Gesia de Oliveira (educação infantil) e José Calil Filho (1º ao 5º ano). Na Ajuda de Cima e Baixo, áreas vizinhas, funcionam as seguintes escolas de Educação Infantil: Ancorin, Laura Sueli de Campos Bacelar, Aterrado do Imburo, Professora Laura Sueli de Campos Bacelar e Professora Maria Magdala Agostinho Cipriani.

Já o Aeroporto conta com as escolas de Educação Infantil Professora Maria da Conceição Carvalho, Professora Ana Cristina Ferreira Azarany Almeida, Professor Afonso Correa Sabino, Nossa Senhora da Conceição e Professora Lia Kopp Franco.


Fotos Relacionadas