Foto: Bruno Campos
O efetivo da Guarda Ambiental ficará no local de segunda a segunda, de 9h às 22h
Uma base da Guarda Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, foi revitalizada na manhã desta quinta-feira (25), no bairro da Lagoa. O objetivo é promover a proteção do meio ambiente, inibindo ações de pesca predatória, circulação de veículos, como bugres e quadriciclo, entre outras infrações. Além disso, o espaço contará com dois guardas ambientais e ainda um guarda sênior, que estará orientando os turistas sobre os atrativos desse importante cartão postal do município.
O secretário de Ordem Pública, Daniel Bandeira, explica que o local foi reformado com ajuda dos comerciantes dos quiosques e associação dos moradores. A base recebeu novo telhado, pintura, entre outros reparos.
"Queremos proporcionar aos moradores e turistas ambiente conservado possibilitando também mais segurança para todos. A reforma contou com o apoio de todos os moradores e comerciantes que atuam no local, que colaboraram com a doação dos materiais", contou.
O comandante da Guarda Ambiental, Vilmar Ribeiro, destacou a importância da base localizada na Lagoa, para evitar danos ao meio ambiente.
"Recentemente inibimos ação de pessoas que utilizam o local para realização de churrascos, uso de entorpecentes, entre outros delitos. Vamos trabalhar de segunda a segunda para evitar danos à restinga e abuso de som alto", explicou.
Ele acrescentou ainda que o trabalho dos agentes da Guarda Ambiental é realizado em parceria com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Federal e órgãos ligados à preservação ambiental, como o Instituto Estadual de Meio Ambiente (INEA).
"No mês de junho os guardas ambientais participaram no Corpo de Bombeiros de capacitação de reciclagem, sobre combate à incêndio e primeiros socorros", informou Ribeiro.
Para Paulo Roberto Oliveira, que trabalha em uns dos quiosques da Lagoa de Imboassica há cinco anos, a base da Guarda Ambiental é muito importante para os comerciantes e turistas que visitam o local, principalmente no período de verão.
"A presença dos agentes trará mais segurança, além de possibilitar que o meio ambiente seja preservado, pois vejo que muitos não respeitam a restinga e fazem churrasco em locais proibidos. Nós todos vemos de forma positiva a presença dessa base da Guarda Ambiental", assinalou.
Estiveram presentes na solenidade de revitalização da base da Guarda Ambiental, o comandante da Guarda Municipal, Antônio Rodrigues; o secretário de Segurança, Marco Moura; representante do Poder Legislativo, o vereador Paulo Antunes, além de outros comerciantes dos quiosques na Lagoa.
A população poderá contar com apoio por meio dos telefones 2796-1328 e pelo WhatsApp (22) 99701-9770.