Bebeto e Fernando Macaé confirmados em torneio de futebol

21/11/2017 16:55:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Evento será gratuito e vai reunir oito escolas nesta sexta, no Estádio Cláudio Moacyr, a partir das 7h30

O primeiro torneio de futebol dos colégios estaduais de Macaé e região será realizado nesta sexta-feira (24), às 7h30, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão), e deverá reunir oito escolas. O evento contará com a participação de jogadores famosos, entre eles o Fernando Macaé, ex-jogador do Botafogo e do Bangu e Bebeto, da seleção brasileira. A entrada será gratuita e quem puder levar uma fralda geriátrica, vai contribuir para a Casa do Idoso da Imbetiba.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e o torneio entre os estudantes contará também com a participação de escolas do município. De acordo com a organização, a partida com os amigos dos jogadores Fernando Macaé e Bebeto terá início às 10h.

Fernando Macaé é destaque na história do município

O ex-jogador Fernando Macaé levou o nome da cidade para o Brasil inteiro e exterior. Com uma grande carreira no futebol, passou por clubes tradicionais como o Botafogo, o Bangu e o Cruzeiro, além da Seleção Brasileira Sub-20 e o futebol europeu. Fernando colecionou sucessos e realizou o sonho de criança: jogar no Maracanã. Fez muitos gols e ganhou títulos.

No fim da carreira, não aguentou de saudade e voltou para a Princesinha do Atlântico. Antes de parar, ainda ajudou o Macaé Esporte, na época Botafogo de Macaé, a conquistar o primeiro título da sua história: a Série C do Campeonato Carioca, em 1998.

Bebeto vai relembrar talento do tetra

Um dos maiores atacantes brasileiros nos anos 80 e 90, José Roberto Gama de Oliveira, o Bebeto, hoje mora no Rio de Janeiro (RJ) e trabalha como empresário.

Depois que encerrou a carreira, Bebeto publicou o livro "Você também pode ser feliz". Nele, o jogador conta um pouco da sua infância e sua história no futebol.

Chegou a ser profissionalizado pelo rubro-negro da Boa Terra em 1983, mas no ano seguinte já vestia a camisa do Flamengo.

Pelo Flamengo, Bebeto foi campeão carioca de 1986 e campeão da Copa União de 1987. O atacante trocou o Flamengo pelo Vasco, em 1989.

Em 1992, Bebeto deixou o Vasco da Gama para defender o Deportivo La Coruña, da Espanha. Viveu um bom momento no futebol espanhol, embora sua equipe não fosse considerada uma grande força do país. Barcelona, Real Madrid e Atlético Madrid eram os mais badalados.

Em 1994, Bebeto teve finalmente a chance de disputar para valer uma Copa do Mundo. Ao lado de Romário, formou uma dupla de ataque que entrou para a história. Com os dois afinados, o Brasil comemorou o tetracampeonato nos Estados Unidos.

Em 1995, Bebeto retornou ao futebol brasileiro. Foi mais uma vez defender o Flamengo, que no ano anterior tinha investido muito na formação de um grande ataque no papel (Edmundo, Romário e Sávio) e que não tinha dado certo na prática.

Depois do Vitória, Bebeto defendeu o Botafogo, entre 1998 e 1999. Lá, ele foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1998. Bebeto também defendeu a seleção brasileira na Copa de 1998.

O atacante defendeu ainda o Toroz Neza, do México (1999), o Kashima Antlers, do Japão (2000), Vasco da Gama (2001 e 2002), Al Ittihad, da Arábia (2002), antes de encerrar a carreira de futebol. Seu último jogo oficial foi pelo time árabe contra o Flamengo de Guarulhos (SP), uma partida amistosa.


Fotos Relacionadas