Biblioteca receberá sagração da Primavera Literária

24/09/2018 10:12:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão

Oficinas de haikai, de Ikebana e lançamentos de livro vão marcar programação

Com a chegada da Primavera, a Secretaria de Cultura celebrará a mais poética das estações do ano com o evento “Sagração da Primavera Literária”. As ações culturais vão acontecer de terça-feira (25) a sexta-feira (28) na Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, que funciona em novo endereço, na Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro (antiga Igreja Batista). Atualmente a biblioteca conta com acervo de cerca de 30 mil títulos à disposição da população. O objetivo da prefeitura é dinamizar as bibliotecas municipais, assim como o museu da cidade, para a universalização destes espaços públicos culturais.

"Nossa meta é apresentar museus, bibliotecas e demais espaços culturais públicos de Macaé como acessíveis a todos os cidadãos. Pretendemos quebrar as barreiras que impedem que uma pessoa entre e se sinta à vontade para usufruir da literatura e de promover trocas culturais, diz o secretário da pasta", Thales Coutinho.

Abrindo a programação coordenada pelo Mestre em Comunicação e Cultura e produtor cultural, Gerson Dudus, e pela diretora da biblioteca, Juçara Pereira, na terça-feira (25), às 15h, acontecerá o 'Circuito Era uma vez', do grupo de contadores de histórias Historiarte. O projeto é um bate-papo com um escritor que passará pelas bibliotecas da cidade.

A convidada da 'Sagração da Primavera Literária' será a autora de livros infantojuvenis e poetisa, Flávia Vasconcelos, que falará de seu último trabalho, o 'Juno', seguido de 'contação' de histórias. Na quarta-feira (26), às 15h, o Ensaio Aberto da Orquestra Popular de Macaé (OPM), com músicos da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), abrirá a Sagração.

A apresentação será nas escadarias da biblioteca. Às 18h, será a poesia do projeto 'Língua do P' que estará na Dr. Télio Barreto. Além do sarau dos poetas, haverá a mostra de uma instalação artística que tem a proposta de oferecer uma experiência sensorial referente à Primavera. Às 20h, o autor convidado para uma conversa será Thiago Franco, no primeiro ‘Escritor encontra leitor’. O romancista e contista lançará o seu livro 'Tão fútil e de tão de mínima importância'.

Na quinta-feira (27), as atividades terão início também às 15h. Desta vez a proposta é uma oficina de Ikebana, uma palavra japonesa que significa 'vivificação floral' e tem tudo a ver com a estação da flores. A técnica ensinada é uma arte no Japão. Ela se baseia em regras simbólicas de montagem de arranjos florais. Neste dia, vai acontecer, às 16h, uma leitura dramática de estudantes de Teatro da Emart.

Fechando a 'Sagração da Primavera Literária' na Biblioteca Dr. Télio Barreto, às 18h, será promovida uma oficina de haikai, também uma arte japonesa. O haikai é um curto poema, de apenas três linhas, que busca registrar como em uma fotografia uma sensação, imagem mental, ou ideia. A natureza é uma das principais inspirações para o haikai. Esta arte propõe uma observação ampla e depois um olhar mais detalhado, até a captura do resumo do conceito.



Fotos Relacionadas