Biodiversidade do Parque Atalaia é tema em curso internacional

27/08/2018 16:12:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Estudantes de diversos países visitaram o parque neste domingo

Estudantes de diversos países visitaram, neste domingo (26), o Parque Municipal do Atalaia, em Macaé. Eles foram conhecer de perto a biodiversidade da fauna e flora. A programação faz parte do curso internacional de Biologia de Artrópodes de Vetores, promovido pelos Institutos Nacionais de Ciências e Tecnologias (INCT).

De acordo com o diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé, (Nupem/UFRJ Macaé), Rodrigo Nunes da Fonseca, o curso tem como objetivo oferecer base teórica e prática em diversos aspectos relevantes para a taxonomia, biologia, fisiologia e bioquímica de artrópodes vetores, incluindo a sistemática e filogenética, interação patógeno-vetor, vigilância e controle.

"A ideia é promover a integração e conhecimento das linhas de pesquisa de diferentes grupos nacionais e internacionais. No Parque Atalaia, os estudantes conheceram, na prática, a diversidade da Mata Atlântica. A área preserva insetos como besouros, aranhas e escorpiões", destacou o diretor.

Parque é referência

O local também serviu de inspiração para membros da Associação Vila-velhense de Proteção Ambiental (Avidep) que vieram, também no domingo, conhecer de perto a infraestrutura do Atalaia. "Ficamos impressionados com a estrutura e organização do Parque. Queremos levar essa boa prática como sugestão a ser implementada no Parque Jacarinema, em Vila Velha -ES", afirmou o biólogo Roberto Brandão.

O Parque Atalaia, com 235 hectares, está localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, com 99% de Mata Atlântica preservada, sendo maior parte de vegetação de baixada. Foi criado em 1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pela lei 2563/2004.

No local é possível encontrar espécies da flora como Jequitibá, Vinhático, Figueira, Braúna, Pau-d’alho. A fauna também é rica com cachorros do mato, furões, lontras, macacos bugios, papagaios, tatus, gambás, onça parda e outras. Está aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h. Para grupos menores do que 15 pessoas, não há necessidade de agendamento. Para turmas com esse número ou mais, deve-se solicitar visitação pelo e-mail agendamento.atalaia@gmail.com.


Fotos Relacionadas