Foto: Guga Malheiros/Divulgação
Inseticida do carro fumacê elimina mosquitos na fase adulta
Como parte das ações de combate ao Aedes aegypti, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão atuando em várias frentes de trabalho. Na tarde desta segunda-feira (29), os agentes de endemias realizaram visitas domiciliares com orientação a respeito de controle do vetor, aplicação de larvicida e controle mecânico nos bairros Fronteira, Parque Aeroporto, Centro e Aroeira. O serviço de pulverização, com carro fumacê, também foi intensificado: a equipe percorre dois bairros por dia, sendo um na parte da manhã, a partir das 6h e no início da noite, às 18h. Nesta segunda, o carro fumacê passou nas Malvinas, às 18h e, pela manhã, no morro de Santana. Na Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa), a equipe de bloqueio também realizou ação de pulverização de inseticida.
Nesta terça-feira (30), o carro fumacê passará pela Virgem Santa Data, às 6h e, às 18h, no Novo Eldorado. Durante a passagem do carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos.
Somente neste primeiro quadrimestre (dados fechados até 26 de abril), são 680 casos confirmados de chicungunha. Para ampliar o alcance dos trabalhos, a prefeitura finaliza a contratação de 50 profissionais de combate a endemias.
A população também pode contribuir com o Centro de Controle de Zoonoses. Solicitações e denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp pelo número 99864-4073 e ainda pelo telefone com ligação gratuita 0800-022 6461.