Ao todo, 14 unidades ainda passam por processo de adequação
Com o retorno das aulas presenciais, a concessão do Bolsa Alimentação, neste mês de setembro, será direcionada apenas para os alunos das 14 escolas que ainda passam por processo de adequação para o retorno presencial, tendo assim continuidade aos serviços de manutenção, que já estão sendo executados. O calendário da liberação do benefício de R$ 200 será divulgado em breve no site oficial da Prefeitura de Macaé.
A concessão do auxílio é de R$ 200 para cada aluno devidamente matriculado na rede municipal. O Bolsa Alimentação foi criado com o objetivo de garantir a segurança alimentar dos alunos para compensar os efeitos da falta de oferta de merenda escolar durante a situação de emergência. Para o retorno das aulas presenciais de forma segura, a rede municipal segue o Plano de Retomada das Atividades Educacionais Presenciais. O documento relaciona a educação do município no contexto da pandemia, a articulação entre as secretarias municipais e as diretrizes epidemiológicas.
Também se estabelece adequação da estrutura física das escolas, monitoramento da situação de saúde das pessoas, diretrizes para conduta em casos suspeitos ou confirmados, alimentação, transporte, higienização e sanitização dos espaços físicos. Além disso, foram elaboradas ações de acolhimento, gestão de pessoal, alunos e famílias e prática pedagógica. O município também conseguiu junto à Secretaria de Saúde o adiantamento da segunda dose para os profissionais da Educação, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de agosto.
Escolas que tiveram o retorno adiado: