Foto: João Barreto
A manutenção preventiva auxilia na maior eficiência do sistema
A partir da próxima semana, Macaé contará com um caminhão próprio para a manutenção das 54 câmeras do Sistema Municipal de Videomonitoramento do Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM). As principais vantagens dessa aquisição são que em caso de pane no equipamento o reparo será imediato. Além disso, a manutenção preventiva permite imagens de melhor qualidade e maior eficiência do sistema.
O serviço de restauração era executado por uma empresa contratada. Com o veículo próprio fazendo vistorias semanais, os danos serão reduzidos. A previsão é que quinze câmeras sejam inspecionadas diariamente por uma equipe de dois técnicos de videomonitoramento e um motorista. Os técnicos são servidores concursados que passaram por treinamento no Rio Grande do Sul para operacionalizar a viatura. Com a limpeza da poeira e a substituição de peças com corrosão ou desgaste, as imagens serão mais nítidas.
O município possui câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos desde a Linha Azul até o bairro Parque de Tubos. Elas foram adquiridas por meio do Programa de Desenvolvimento para Macaé e Região (Prodesmar), uma parceria entre a Prefeitura, o governo Federal e a Petrobras-NF. O monitoramento funciona 24 horas no 32º Batalhão de Polícia Militar. Esse sistema de defesa social inibe ocorrências, além de auxiliar nas apurações.
O caminhão Ford Cargo 816 irá circular de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Por ter pequeno porte, ele não trará impactos à mobilidade nas ruas centrais da cidade. Ele possui dois cestos aéreos com capacidade de 130 quilos cada. O braço do veículo alcança 13 metros de altura e é capaz de girar 360º. A viatura será utilizada também para a relocação de câmeras.