Foto: Ana Chaffin
A caminhada aconteceu na manhã deste sábado (27), no bairro Imbetiba
Cinquenta idosos, dos 60 aos 94 anos de idade, participaram da Caminhada Integrativa do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), na manhã deste sábado (27). Os principais objetivos foram promover a socialização e motivar a prática da atividade física. Eles percorreram a distância entre a sede do Paisi e a Praia de Imbetiba, retornando ao ponto de partida.
Segundo a gerente do Paisi, Denise Taranto Pereira de Mello Romero, o evento faz parte das comemorações do Dia do Idoso (1º de outubro) e do Dia Mundial da Doença de Alzheirmer (21 de setembro). “Durante a semana foram realizadas diversas atividades para os idosos do Paisi. Foram movimentos físicos e de estimulação de memória, com sorteios e brindes”, contou.
- Nosso astral foi elevado, deixamos de lado o isolamento: houve mais vida, ações, distração, movimento, alegria, e saúde -, enumerou Diva Pinto da Silva, de 86 anos. Já Libânia Faleiro Teixeira, de 72 anos, disse que as ocupações combateram a ociosidade. “As dinâmicas foram muito interessantes, ocorrendo uma confraternização entre nós da terceira idade para nos conhecemos melhor”, avaliou.
Atividades durante a semana
Na última segunda-feira (22), houve, junto à Secretaria de Educação, na sede do Paisi, atuação do grupo Contadores de Histórias. Logo depois o grupo “As Seresteiras” se apresentou. Na terça-feira (23), o grupo do Paisi, “Cantando a Vida”, animou os idosos pela manhã. Já na quarta-feira (24), atividades lúdicas levaram conhecimentos sobre nutrição ao público alvo, em parceria com a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan).
Já na quinta-feira (25), foi proferida uma palestra sobre saúde bucal, com participação de profissionais do setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde. Ainda nesse dia, o filme “Antes de Partir” foi apresentado para os idosos. Na sexta-feira (26), o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) mostrou esquete a respeito de um envelhecimento saudável.
Serviços Oferecidos
Segundo Denise Romero, gratuitamente são oferecidos no Paisi serviços aos idosos como geriatria, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e nutrição.
Ela explicou que os geriatras fazem avaliação, triagem e acolhimento, realizando atendimento médico; os psicólogos atuam em grupos de estímulo de memória e de atendimento individual; e os fisioterapeutas atendem em grupo ou pessoalmente idosos com dificuldade de locomoção.
O Paisi funciona na Rua Doutor Bueno, 190, Imbetiba, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é: (DDD 22) 2759-9504.