Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite atinge meta e é prorrogada

01/09/2015 17:06:00 - Jornalista: Beatriz Pires/Estagiária

Foto: Juranir Badaró

Pais devem levar o cartão de vacinação infantil

Macaé atingiu cem por cento da meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Cerca de 15 mil crianças de seis meses a quatro anos foram vacinadas por meio das equipes de saúde de família que atendem no Pronto Socorro do Aeroporto, Nuamc Aroeira e Casa da Vacina. A ação foi prorrogada até sexta-feira (4) e atende nos horários de 8h às 17h de acordo com os locais indicados. É necessário somente o cartão de vacinação infantil.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, ressaltou que a vacina é a única forma de prevenir a paralisia infantil. "A meta é manter o país livre da poliomielite. Para isso, é importante que pais e responsáveis levem seus filhos ao posto mais próximo de suas residências", alertou.

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos, e se espalha por contato direto pessoal e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.