Foto: Ana Chaffin
Folia carnavalesca conta com programação variada em vários pontos, incluindo a serra
Desde 3 de fevereiro, Macaé vive dias dedicados ao Carnaval e está preparada para curtir com segurança e alegria as festas de Momo. Neste dia aconteceu o lançamento oficial do Carnaval de Rua, em evento na Rua Conde de Araruama, Centro, em frente ao Solar dos Mello, com a apresentação das estrelas do Carnaval: rei momo, madrinha, rainha, princesa, musa plus size, demais categorias e participação da rainha queen. O evento, organizado por um grupo interessado no resgate do Carnaval de Rua de Macaé, contou com a presença de foliões curtindo a oportunidade de viver novamente o carnaval de rua da cidade.
De acordo com o coordenador especial de Posturas, Paulo Ivo dos Santos Borges, 13 blocos já deram entrada no setor para se legalizarem e, depois de cumpridas as exigências em relação ao local, tempo, número de participantes e segurança, estão aptos a desfilar. Outros dois estarão desfilando na região serrana, em Glicério e Frade. Como já é tradição no município, os Bois Pintadinhos estão nas ruas. Vão acontecer 16 concursos de Bois Pintadinhos em vários locais da cidade.
A segurança dos foliões estará por conta da Polícia Militar, com o apoio da Guarda Municipal e da Mobilidade Urbana. Uma reunião sobre o assunto segurança aconteceu na quarta-feira (15), com a participação da PM, Guarda Municipal, Secretaria Adjunta de Turismo e Secretaria de Mobilidade Urbana. Os responsáveis pela segurança receberam a relação de todos os movimentos carnavalescos, locais e horários dos desfiles e foram anunciados o efetivo e veículos que atuarão na cidade durante o Carnaval.
Programação
Durante o mês de fevereiro, a folia carnavalesca conta com programação dedicada ao evento. Na quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Cultura promoveu, na Praça Veríssimo de Melo, o Baile de Máscara, entre 18h e 22h. Além de diversão garantida, aconteceu a premiação para as máscaras de melhor elaboração, dentro das categorias 'Luxo' e 'Criatividade', com juri formado por cinco foliões envolvidos no projeto de resgate ao Carnaval de Rua. O Baile de Máscaras, que já é tradicional no município, além de foliões de todas idades, contou com a presença animada de foliões da terceira idade.
No dia 17 de fevereiro, das 18h até meia noite, acontece o grito de carnaval na Orla da Praia dos Cavaleiros, com o lançamento do Bloco da Cidade. A banda macaense Cambada abre a programação. Na mesma noite, às 20h, haverá show do Cordão do Boitatá, da Praça XV do Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros e conta com todos os blocos dos Resgatadores da Folia e a parceria do Sesi Cultural e Prefeitura de Macaé. O Grito abre a programação de Carnaval da cidade, que está resgatando a história dos Carnavais tradicionais.
Para animar a folia no município, o time dos resgatadores do Carnaval de Rua de Macaé convidou três blocos já conhecidos por todos: Bloco do Bombeiro, Chaplin´s Bar e Boi Capeta, além da estreante Atura BB, com Kynnie Willians e convidados, que vai abrir a programação na sexta-feira de Carnaval. Outros blocos, como o Batucada, já aderiram ao evento, como aconteceu no domingo, 12, com concentração e desfile na orla dos Cavaleiros. Para comandar os dias de folia, Chiquinho e Banda puxarão as marchinhas e as tradicionais músicas de Carnaval.
O resgate do Carnaval de Rua de Macaé conta com o apoio institucional da prefeitura, por meio das secretarias de Ordem Pública, Infraestrutura, Casa Civil (Cerimonial e Comunicação), Administração (Patrimônio), Mobilidade Urbana, Saúde, Turismo e coordenadorias de Postura, Iluminação Pública e Vigilância Sanitária.
Além dos eventos iniciais para abertura do Carnaval em Macaé, veja o que está programado para acontecer de 24 a 28 de fevereiro e no dia 01 de março, na cidade e também nos distritos da serra macaense:
18 de fevereiro