Foto: Arquivo
Equipe da Casa do Empreendedor está apta para orientar os microempreendedores
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo alerta para uma nova fraude que atinge diretamente os Microempreendedores Individuais. Eles recebem um e-mail, pelo remetente suporte@mei.br.com, solicitando ajustes da Declaração Anual. A mensagem informa sobre uma dívida e vem com um boleto de cobrança. A Coordenadora da Casa do Empreendedor, Valcileia Sanches, informa que essa é uma cobrança falsa. "Recebemos hoje um microempreendedor que pagou o boleto, mas nossa orientação é para que eles não paguem os boletos enviados pelo destinatário informado e, em caso de dúvida, nos procurem", orienta.
A coordenação esclarece ainda que o prazo para entrega da Declaração Anual Simplificada de 2015 é até 31 de maio e que o único pagamento obrigatório para o Microempreendedor Individual (MEI) é o documento de Arrecadação Simplificada (DAS), com valor fixo mensal que varia entre R$ 45,00 e R$ 50,00, que precisa ser pago mensalmente por todos os MEIs. A guia de recolhimento deste imposto é gerada pelo Portal do Empreendedor.
Vale ressaltar que o Governo Federal não envia cobranças por e-mail ou celular, e que quaisquer tentativas de cobranças desse tipo indicam tentativa de fraude. A equipe da Casa do Empreendedor está à disposição para orientar e esclarecer dúvidas dos MEIs, pelo telefone 2772-1779 ou pessoalmente na Av. Agenor Caldas, 261, Imbetiba, de segunda a sexta feira, das 8h às 17h.