Castração e vacinação antirrábica: cadastro já pode ser feito

22/02/2021 15:24:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

Animais serão castrados e vacinados em breve

Cuidar dos animais domésticos também é ação de saúde pública. A castração de cães e gatos e a vacinação antirrábica estão entre as prioridades da Coordenadoria de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), tanto na região serrana de Macaé, como na cidade. O cadastro para a realização dos dois procedimentos já está sendo feito.

A UBS Animal, inaugurada recentemente na Praça principal de Córrego do Ouro, segue com atendimento das 10h às 16h, nesta segunda (22), na quarta (24) e na sexta (26), funcionando, também, o atendimento clínico veterinário.

Já na sede da Coordenadoria, na Rua Leopoldina Araújo, 185, no bairro Visconde, o atendimento é no mesmo horário, mas, de segunda à sexta, também com a realização de cadastro para castração de cães e gatos e para vacinação antirrábica.

Equoterapia

Outra ação semanal é a agenda do Programa Municipal de Equoterapia, de segunda à sexta, das 8h às 17h, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, onde é realizada a reavaliação dos assistidos, com objetivo de abertura de vagas e atualização da lista de espera. O Parque fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) s/n, bairro São José do Barreto.

Ação de zoonoses

A semana continua com ação das equipes da Coordenadoria em diversos bairros. Até a próxima sexta-feira (26), sempre das 8h às 16h, os profissionais farão orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em Pontos Estratégicos nos bairros Ajuda, Centro,Barra e Imboassica.

Combate ao Aedes aegypti

Quanto ao controle do Culex, as equipes atuarão nos Canais Ajuda de Baixo, Virgem Santa, Horto Aroeira, Botafogo e Capote. Em paralelo, prosseguem as visitas domiciliares com orientação a respeito de controle do mosquito Aedes aegypti e aplicação de larvicida. O controle de roedores também prossegue em pontos da cidade, com atendimento a reclamações em diversos bairros. Todas as ações acontecem das 8h às 16h, até sexta-feira (26).

Os interessados podem fazer contato com a CEPSACZ pelo telefone: 0800 022 6461. Todas as demandas do setor são registradas através desse número e encaminhadas para serem atendidas. Outra forma de contato é o email: cczmacae@yahoo.com.br.