Semana que vem os agentes de endemias vão estar nos bairros Botafogo, Praia Campista, Imboassica, Novo Cavaleiros, Ajuda e Parque Aeroporto
A Prefeitura de Macaé dá continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza a 51ª semana epidemiológica deste ano a partir da próxima segunda-feira (14 de dezembro). O trabalho consiste em visitas domiciliares, em estabelecimentos comerciais e outros pontos considerados estratégicos nos bairros e localidades do município.
O objetivo é reforçar as ações de controle do mosquito e divulgar para a população informações sobre a importância da participação no combate aos criadouros. O cronograma de atividades é elaborado semanalmente pela equipe do CCZ.
Semana que vem os agentes de endemias vão estar, de segunda (dia 14) a sexta-feira (dia 18), das 8h às 16h, nos seguintes locais: Botafogo, Praia Campista, Imboassica, Novo Cavaleiros, Ajuda e Parque Aeroporto. Os itinerários poderão sofrer alterações por causa das condições climáticas ou por motivo de força maior.
Haverá eliminação de criadouros inservíveis (como latas, garrafas, potes, casca de ovo e copos descartáveis), uso de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, e aplicação de inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta.
Combate aos roedores
As equipes também vão realizar atividades de controle a roedores. O calendário é o seguinte: Alto dos Cajueiros (segunda-feira, dia 14), Aroeira (terça-feira, dia 15), Lagomar (quarta-feira, dia 16), Miramar (quinta-feira, dia 17) e Nova Macaé (sexta-feira, dia 18).
O reconhecimento geográfico é feito com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo. É uma atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.