logo

CCZ combate pernilongos no bairro da Glória

30/09/2014 15:56:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Juranir Badaró

O trabalho no local aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

Na manhã desta terça-feira (30), cinco agentes do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), da Prefeitura, atuaram no combate ao mosquito Culex (pernilongo), no canal do Bairro da Glória (próximo ao Hotel Dubai). Foram aplicados no local 40 litros de Biolarvicida para matar as larvas do mosquito. As duas margens do canal têm um espaço de 1.200 metros, onde as larvas costumam se concentrar. Também foi espalhado na área outro tipo de inseticida, o Incon, que visa atacar o inseto na fase adulta, interrompendo sua procriação.

Outros trabalhos realizados são a técnica de conchadas, que consiste na retirada de material do canal, para análise laboratorial e a utilização de máquina costal motorizada (um tipo de fumacê para atacar pernilongos adultos). Com os resíduos coletados, o CCZ calcula a Densidade de Larvas e Pupas (DPL) das águas. Este trabalho é feito quinzenalmente.


Segundo o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, o tratamento nos canais começou em Macaé no dia quatro de agosto. Os canais vistoriados são: Macaé-Campos (que percorre os bairros Aeroporto, São José do Barreto e Jardim Carioca); da Glória; da Ajuda de Baixo e do Capote (na Aroeira).


- O que favorece o aumento da DLP é o calor, além dos materiais orgânicos em decomposição nos canais. No início a DLP no Canal do Capote, próximo ao Detran, na Rua Vitória Régia, na Aroeira era de 1.682. Reduzimos para 200 – comparou.

Ele conta que quando o larvicida biológico é lançado no espelho d’água, libera cristais proteicos fatais para as larvas. “A cada aplicação, os efeitos residuais positivos ocorrem mais intensamente, de forma que a eficácia do trabalho se torna mais evidente”, afirmou Ramon, acrescentando que, aliado à aplicação de biolarvicida, ocorre também a de inseticida químico, através do uso do pulverizador costal motorizado.

O coordenador do CCZ orienta a população a não jogar lixo nos canais. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Rua Augusto de Carvalho 101, Imbetiba. Os telefones são: (DDD 22) 2772-6461, 2772-6461, 2796-1186 e 0800-0226461.