Foto: Guga Malheiros
A ação foi realizada nesta sexta-feira (1)
A equipe de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Macaé, realizou, nesta sexta-feira (1), o trabalho de controle aos roedores na orla das praias Campista e Cavaleiros. Cerca de dez profissionais orientaram os moradores e donos de bares e restaurantes sobre as formas de evitar a proliferação de roedores, além da colocação de raticida.
De acordo com o gerente do CCZ, Ramon Bouças, o trabalho de desratização é feito em duas etapas: iscagem e reiscagem. Na primeira, os profissionais colocam o raticida. Segundo ele, foram utilizados três tipos de veneno. Após verificar as tocas dos roedores, os agentes aplicam raticidas que são em pó e em grãos. Os materiais têm uma formulação inovadora para o controle de roedores, especialmente em locais de alta umidade.
Depois de 10 ou 15 dias a equipe retorna ao local para a segunda etapa que é a reiscagem, quando fazem a eliminação dos resíduos e verificam os pontos mais críticos, a partir do consumo do raticida. Estes locais são considerados pontos estratégicos. Ramon garante que as iscas são colocadas de forma adequadas, portanto não há riscos para o homem ou para outros animais.
A população pode solicitar os serviços do Centro de Controle de Zoonoses na sede do órgão, localizada na rua Augusto de Carvalho, 101, no bairro Imbetiba, próximo ao Forte Marechal Hermes.