CCZ realiza mais uma semana epidemiológica a partir de segunda-feira

16/10/2020 14:05:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arte

O cronograma de atividades é elaborado toda semana

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya são intensificadas pela Prefeitura de Macaé. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove mais uma semana epidemiológica a partir da próxima segunda-feira (19 de outubro), com visitas domiciliares, em comércios e pontos estratégicos nos bairros e localidades do município.

O cronograma de atividades é elaborado toda semana. O objetivo é reforçar o trabalho de controle do mosquito, além de divulgar para a população informações sobre a importância da participação nas ações de combate aos criadouros.

Na semana que vem os agentes de endemias vão atuar em pontos estratégicos, com visitas domiciliares, das 8h às 16h, de segunda (19/10) à sexta-feira (23/10), nos seguintes locais: Aroeira, Sol y Mar, Nossa Senhora da Glória, Ajuda, Visconde de Araújo e Imboassica.

Haverá eliminação de criadouros inservíveis (como latas, garrafas, potes, casca de ovo e copos descartáveis), uso de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, e aplicação de inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta.

Roedores

As equipes do CCZ também vão realizar o controle de roedores nos bairros Cajueiros (19/10), Visconde de Araújo (20/10), Barra de Macaé (21/10), Aroeira (22/10) e Parque Aeroporto (23/10).

O reconhecimento geográfico é feito com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo. É uma atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.

Canais

Os agentes vão percorrer ainda alguns dos principais canais do município, fazendo o levantamento do índice larvário do pernilongo através da técnica de conchadas - coleta de água do canal para verificar a quantidade de larvas. A partir das amostras, os agentes fazem a aplicação de larvicida biológico. O controle químico é feito com máquina pulverizadora costal ao longo das margens dos canais.

A agenda é a seguinte; Canal Macaé Campos – 1 (segunda-feira, dia 19), Canal Macaé Campos – 2 (terça-feira, dia 20), Canal Macaé Campos – 3 (quarta-feira, dia 21), Canal Ajuda de Baixo (quinta-feira, dia 22) e Canal Jardim Esperança (sexta-feira, dia 23).