Ceam: encontro virtual marca ações de proteção às mulheres

03/12/2020 11:44:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arte

Na ocasião, serão debatidas as políticas públicas de prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher

Será realizado no próximo dia 10, às 15h, encontro virtual “A Rede de Proteção às Mulheres na cidade de Macaé - Potência das ações e desafios em tempos de pandemia”, do grupo de trabalho de Rede de Violência à Mulher. O evento, promovido pela Coordenadoria Geral de Políticas para as mulheres – vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade – acontecerá por meio da plataforma do Google Meet.

A ação, que é voltada a profissionais que atuam na rede de proteção e atendimento à mulher, é uma atividade alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 16 dias de ativismo com o seguinte lema: “Uma vida sem violência é um direito das mulheres”. Na ocasião, serão debatidas as políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, além da avaliação dos desafios, frente à pandemia da Covid-19.

A coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Jane Roriz, ressalta que o ano foi atípico, muitas mudanças aconteceram e estão ocorrendo, e a sociedade precisa reconhecer a fragilidade na prevenção e luta da violência contra a mulher, sendo este o momento de articulação com as instituições e órgãos para combater e reduzir a desigualdade de gênero, a raiz da violência que atravessa a mulher e suas relações sociais.

"Neste momento, buscamos este exercício no coletivo, reunindo toda rede de proteção para que possamos avaliar como foram as ações, os avanços e desafios que ainda existem. E em 2020, de uma maneira particular, estamos tendo um desafio maior em decorrência do período pandêmico, onde nos trouxe um reinventar do atendimento dessa mulher, que é pautado no sigilo, no cuidado e acolhimento, e que passou a ser de maneira remota, sem o olho no olho e sem a possibilidade de um abraço", pontuou Jane.

O encontro será realizado com os integrantes da rede de proteção e atendimento à mulher, e cada um poderá contribuir pontuando os avanços, os desafios que estão sendo vivenciados no dia a dia no período de pandemia, com o objetivo de traçar estratégias de melhorias. Durante o evento, todos poderão em que contribuir pontuando os avanços, bem como, os desafios que estão sendo vivenciados no dia a dia no período pandemia, com o objetivo de traçarmos estratégias de melhorias.

Atendimento e números na pandemia

O Ceam é um espaço de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, que deve contribuir para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania, conforme preconiza a Norma Técnica de Padronização - SPM:2006. O Centro exerce o papel de articulador das instituições e serviços que integram a rede de proteção e atendimento à mulher.

Por conta da pandemia, o atendimento no Ceam vem sendo feito preferencialmente de forma remota. Segundo dados do órgão, no período de abril a outubro, foram realizados 1.302 atendimentos (ligações recebidas, feitas, WhatsApp, contato com a rede, e equipe técnica do Ceam).

Do total de 1.302 atendimentos, 426 foram atendimentos a mulheres (137 casos novos - primeira vez sendo atendidas pela equipe Ceam; 129 retornos - pois as assistidas já eram acompanhadas pela equipe Ceam, antes do isolamento social; e 160 acompanhamentos dos casos novos, com retorno). Jane Roriz reforça a importância de optar pelo atendimento remoto, tendo em vista, a realidade vivenciada da Covid -19.

Parceria

O Ceam atua integrado a uma rede de proteção e atendimento a mulher como: o NUPEDIM (Núcleo de Pesquisa e Extensão em direitos das mulheres do curso de Direito da UFF, campus Macaé; JEACRIM /JVD; Ministério Público; Defensoria Pública; 123º DP (NUAM); IML; 32º Batalhão Patrulha Maria da Penha /Polícia Militar; Patrulha Maria da Penha /Guarda Municipal; Secretaria de Saúde (Programa Saúde da Mulher, Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências e Acidentes, Núcleo de Saúde Mental, HPM, entre outros) e Secretaria de Educação.

Contato

O Centro Especializado de Atendimento a Mulher (Ceam) fica na Rua São João, 33, Centro (ao lado da Delegacia Legal - 123 DP). O plantão é pelo telefone (22) 99817-0976, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O atendimento presencial - para casos de emergência, e encaminhados pelo plantão – é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h (importante primeiro fazer o contato pelo celular de plantão).

O telefone fixo para contato é (22) 2796-1045 e o email ceam@macae.rj.gov.br.