Cemeaes: piscinas estão funcionando em todas as unidades

04/04/2017 14:42:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Aulas de natação ajudam a melhorar a saúde e a psicomotricidade

A dona de casa Gisele Alves leva sua filha Mariane de Sousa, de seis anos, para praticar natação no Centro de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), vinculado à Secretaria de Educação, na unidade do Centro, localizada na Rua Nova Aurora, nº 71. A prática do esporte, realizada às terças e quintas-feiras, de 10h20 às 11h10, foi sugerida por um médico para ajudar no tratamento da bronquite.

Segundo Gisele Alves, com pouco tempo de prática da natação, ela percebe que sua filha Mariane respira melhor. "Ela começou este ano e com a prática dos exercícios, percebi que sua respiração está melhor", afirmou.

Já a dona de casa Lucimar Neto Souza conta que leva sua neta Luana dos Santos Souza, de sete anos, para aprender a nadar. "Os pais acharam que seria bom para a saúde dela praticar natação", contou.

Além da unidade na área central, existem outras unidades do Cemeaes na Barra, na Rua Hildebrando Alves Barbosa, n° 545; Parque Aeroporto, na Rua Ana Maria Teixeira, n°55 e na Serra, no Córrego do Ouro, RJ-162, n° 736.

As unidades oferecem também atendimento nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, acompanhamento pedagógico, aulas de educação física com foco para psicomotricidade, futebol e dança com vertente pedagógica (balé clássico, jazz, dança contemporânea, hip-hop, danças regionais e dança criativa).

Os estudantes de escolas em horário parcial participam das atividades no contraturno da escola, já os de horário integral são atendidos em horários agendados entre a escola e o Cemeaes.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, as modalidades mais procuradas nas unidades são as aquáticas. "Nelas são trabalhadas o sentido educativo e principalmente o terapêutico. A psicomotricidade promove possibilidades vivenciais que beneficiam também os alunos que apresentam algum tipo de deficiência", explicou Guto.

Ele acrescentou que tanto na natação regular como na adaptada, a psicomotricidade oferece estratégias de aprendizagem específicas, precisando para isso a parceria do profissional de educação física qualificado.

Para o coordenador do Cemeaes, José Carlos Crespo, uma das prioridades da nova gestão é manter as piscinas sempre funcionando. "Ainda existem vagas para natação, hidroginástica e psicomotricidade aquática", explicou.

Quem tiver interesse em participar das modalidades aquáticas poderá procurar uma das unidades do Cemeaes para garantir sua matrícula, levando cópia da carteira de identidade, certidão de nascimento, cartão de vacina em dia, comprovante de residência, foto 3x4, atestado médico (para atividade esportiva), declaração de escolaridade e encaminhamento das escolas para os alunos que necessitam de atendimento especializado/clínico.


Fotos Relacionadas