Foto: Ana Chaffin
Equipes do CCZ trabalham nos cemitérios antes do Dia de Finados
Os 10 cemitérios do município estão prontos para receber os visitantes no Dia de Finados, no próximo domingo (2). A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Manutenção, realizou reparos como limpeza de túmulos, pintura de meio fio, roçada, entre outros. Além dessas ações, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) prossegue com uma ação de prevenção nos cemitérios nesta quinta-feira (30), para verificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue), e desratização. A expectativa é que os cemitérios recebam cerca de 5 mil visitantes.
De acordo com o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, os agentes de endemias reforçam essa ação todos os anos quando a data do feriado se aproxima. A intenção, segundo ele, é conscientizar os visitantes em dar preferência na utilização de vasos de plantas com areia e flores artificiais. "Temos que evitar qualquer depósito que acumule água, pois os ovos do Aedes aegypti podem ficar até um ano nos recipientes", alerta.
Segundo o administrador da Secretaria de Manutenção, Nelson Quintino Teixeira, no Dia de Finados os visitantes poderão contar com uma equipe que estará no local para tirar dúvidas em geral, como, por exemplo, localizar jazigos. "Nós vamos oferecer todo o suporte logístico para atender à população," disse.
Os visitantes que forem ao cemitério Memorial da Igualdade terão a oportunidade de participar das missas que serão realizadas às 9h, 11h e 16h. Já no cemitério São José do Barreto, a missa acontece às 9h; e no São João Batista, às 10h, no bairro Imbetiba, no cemitério de Santana a missa começa às 10h. O horário de funcionamento, em todos os cemitérios, será de 7h às 18h.