Cidade Universitária recebe novos alunos

08/03/2017 16:32:00 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Divulgação

São 545 novos alunos que vão cursar graduação na UFRJ e FeMASS

A Cidade Universitária está em festa. O complexo, administrado pela Secretaria de Educação de Macaé, está recebendo esta semana os novos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). No total, entre calouros e veteranos, a Cidade Universitária recebe 5.016 alunos na volta às aulas neste mês de março. Além dos cursos da UFRJ e da FeMASS, o complexo abriga ainda a Universidade Federal Fluminense (UFF) - começa no próximo dia 20 as aulas dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis.

Esta semana, a UFRJ preparou uma programação especial para receber os 345 novos alunos dos 11 cursos de graduação do campus Macaé, com palestras e orientações sobre a vida acadêmica. Com caras pintadas e fantasiados, os calouros estão aos poucos conhecendo a sua nova rotina.

Nesta terça-feira, a diretora do campus Macaé, Arlene Gaspar, deu as boas-vindas aos novos alunos, parabenizando a todos pela conquista da vaga em uma universidade pública.

- O caminho até a graduação será longo, mas vocês não devem se esquecer que o futuro profissional de cada um começa agora. Aproveitem o que a UFRJ tem a oferecer, pois é a vida acadêmica que vai definir o profissional que vocês serão no futuro -, disse a diretora, ressaltando a importância da liberdade com responsabilidade. Também fez parte do evento o representante da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, Carlos José Mattos de Andrade.

Durante toda a tarde, os alunos participaram de palestras e orientações como o do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), serviço on line que vai seguir o aluno durante todo o curso. Os calouros também receberam orientações sobre a Secretaria Acadêmica, o uso da Biblioteca, Estágios, Monitorias e Convênios, além de Ensino e Integração Acadêmica. Os alunos acompanharam a palestra do professor Paulo de Tarso de Castro Peixoto, coordenador da Universidade Livre da Secretaria Adjunta de Ensino Superior. No encontro, ele abordou o tema “Ecossistemas Afetivos e Heterogênese Universitária”.

O programa de boas-vindas aos novos alunos continuou nesta quarta-feira (8), na Cidade Universitária. Na programação, as palestras “Descubra Macaé”, da Secretaria Adjunta de Turismo, “Os Desafios da Vida Universitária”, com a psicóloga Ruth Escudero, da Secretaria de Saúde, e bate-papo com a equipe da Superintendência Geral de Políticas Estudantis da UFRJ.

Na noite de segunda-feira (6), a equipe da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) também deu as boas-vindas aos seus 200 novos alunos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática. Os alunos assistiram à palestra “A Importância da Prática do Estudo no Cotidiano do Aluno do Ensino Superior”, ministrada pela professora doutora Andréa Giglio Bottino.