Foto: Rui Porto Filho
Cerca de 400 alunos da Educação Infantil ao quinto ano participam
O Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro (Nova Holanda) recebeu nesta segunda-feira (29) o Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo é levar orientação e promoção integral da saúde ao estudante. Cerca de 400 alunos da Educação Infantil ao quinto ano receberam a ação intitulada "crescer saudável", que abrange avaliação antropométrica com medição de peso, altura e acuidade visual com a atuação dos universitários do curso de Enfermagem do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Direcionada para alunos de dez escolas, a programação tem a parceria das secretarias de Saúde e Educação e é uma iniciativa do Governo Federal em ação conjunta com estados e municípios. Os alunos passaram pela aferição de peso e altura, além do teste que utilizou a tabela de Snellen - diagrama utilizado para avaliar a acuidade visual - adaptada.
Haykonny Rodrigues Correa, Alehandro da Silva e Alana Martins participaram das atividades. "Consegui ler tudo e minha mãe sempre fala para eu comer bem para ficar saudável", contou Haykonny. Já Davi Neves também lembrou da importância da saúde. "Gosto muito de comer frutas e tentei enxergar direito as letrinhas", contou o menino durante o teste de acuidade.
A diretora adjunta da unidade, Priscila Rangel, aprovou a visita. "Parcerias como estas são essenciais para contribuir com a saúde e a aproximação com a família. Os alunos passam o dia todo na escola e programas como estes são eficazes para registrarmos o que pode ser feito", destaca.
Os resultados poderão evidenciar a necessidade de uma consulta oftalmológica, além de encaminhamento específico à rede pública de saúde. A ação foi conduzida pelas professoras do curso de Enfermagem e Obstetrícia, Cássia Quelho Tavares e Thayssa Cristina da Silva Bello, que acompanharam cerca de 40 estudantes.
Universitários utilizam conhecimento na prática
A programação, que recebeu acompanhamento da coordenadora do PSE (Educação), Theresa Huguet, foi aprovada pelos universitários. Karen Vasconcelos, de 20 anos, ressaltou que o aprendizado é muito proveitoso. "Conseguimos ter maior contato com a realidade e saber o que a comunidade passa", pontua.
Da mesma opinião é a estudante Maria Júlia da Silva. "Estar em escolas é fundamental para a nossa futura profissão", observa. Os universitários do curso de Enfermagem também participaram de ações de acuidade visual e antropometria nas unidades municipais Renato Martins e Elza Ibrahim, além do Centro de Referência do Adolescente (CRA) do Botafogo e unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Aeroporto. O PSE visita as escolas conforme calendário marcado com os diretores e a coordenação do programa.