Em comemoração à chegada da primavera nesta quarta-feira (22) e ao Dia da Árvore, celebrado nesta última terça-feira (21), o Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola ( Barra) participou nesta quarta-feira da adesão ao programa " Viva o Meio Ambiente", desenvolvido pela Arteris Fluminense. Seguindo protocolos sanitários, a programação mobilizou estudantes e profissionais. A unidade recebeu a doação de 125 kits com sementes de legumes e hortaliças para a nova horta que está sendo criada. O programa visa a conscientização e educação ambiental, além de envolver escolas públicas e associações de bairro das comunidades onde a empresa Arteris atua.
Participaram da programação, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, a secretária de Educação, Eliane de Araújo, e a analista de sustentabilidade da Arteris, Munique Quadros, que assistiram ao coral da unidade.
"Estou feliz em ver o engajamento da educação em um projeto tão importante que cuida do meio ambiente e do trânsito. Na semana em que se comemora o Dia da Árvore, todos, principalmente os estudantes, possam refletir sobre a importância da natureza e que todos sejam incentivados realmente a cuidar e se dedicar à sustentabilidade e ao plantio de mudas ", ressaltou o prefeito.
O evento entusiasmou os alunos. Entre eles, estava Luis Antônio Nascimento de Oliveira, do 7º ano, que fez questão de posar com o prefeito e conhecer o programa ambiental. "Este é um momento inesquecível. Vou me dedicar a esta horta", contou.
Já a secretária de Educação, Eliane de Araújo, elogiou o programa. " Esta iniciativa é voltada para sustentabilidade e trânsito. O trabalho vai abranger cidadania, cultivo, conscientização e meio ambiente. Fico feliz em poder ver tudo se concretizando, pois toda esta mobilização foi iniciada quando então eu era diretora da escola e trabalhamos muito para receber esta ação", lembra acompanhada da diretora da unidade Rafaela Silva, que aproveitou para destacar que o foco da horta e do programa na escola será a motivação do aluno. "Vamos trabalhar com conscientização, inovação, participação do aluno conforme os protocolos e, futuramente, oficinas e uma horta voltada para comunidade", frisa.
Ao entregar os kits com sementes, a analista de sustentabilidade da Arteris, Munique Quadros, frisou que o programa visa a conservação do meio ambiente e também do trânsito. " Agradecemos a escola pela participação. Esta é uma semana especial. Realizamos uma capacitação junto aos professores do "Leonel de Moura Brizola" para contribuir no desenvolvimento das ações. Também contamos com diversas ações junto aos alunos como concursos", lembra. Também presente, a coordenadora de Meio Ambiente da Superintendência de Educação Integrada, Rosemary Novaes, afirmou que " a educação ambiental é essencial para construção de um mundo sustentável junto à coletividade, garantindo assim a sobrevivência".
Rede municipal- Em Macaé, o programa Viva o Meio Ambiente é desenvolvido em escolas municipais como Renato Martins, Maria Cristina Castello Branco, Maria Angélica de Oliveira das Dores, Marly Vasconcelos Lemos, além do Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola.
Arteris- A Arteris é especializada em gestão de rodovias que administra 3.200 quilômetros de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. A empresa está integrando ao Projeto Escola e ao Programa Viva Meio Ambiente novas escolas atendidas.