logo

'Circulando no Trânsito' encerra 2015 com atuação na segurança viária

22/12/2015 09:28:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Estrutura ajuda a estimular a utilização da bicicleta como meio de transporte viável, seguro e funcional

Com a proximidade do final do ano, a Prefeitura de Macaé interrompe as ações do “Circulando no Trânsito” em 2015. O programa trabalhou durante todo o ano em empresas, instituições e unidades de ensino público e particular da cidade. Durante as apresentações, foram transmitidos aos participantes conceitos como segurança no trânsito e cidadania, além do resgate de valores como a cooperação e o respeito no trânsito.

A palestrante Josiana Marques Wilme explica que, dentro da realidade da cidade, a conscientização é fundamental. “Em uma cidade com um tráfego intenso de veículos, a solução é compartilhar, dividir e respeitar. Somente através de uma mudança de atitude, com cada um fazendo a sua parte, teremos um trânsito mais seguro”, conceitua a equipe de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana.

E os números do programa “Circulando no Trânsito” comprovam que esta ação é considerada uma das mais importantes ferramentas para conscientização, tornando-se uma referência. Prova disso são os convites recebidos para participação em diversos eventos ligados à segurança e à prevenção de acidentes no trânsito, promovidos por empresas durante suas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPATs).

No caso das palestras sobre “Trânsito seguro”, somente nas semanas internas realizadas nos meses de novembro e dezembro, grandes instituições foram atendidas. É o caso da AFGlobal, da Alphatec, da SBM, da Oceânica Engenharia, do Consórcio Integra Offshore, da Sotreq, da Ventura Petroleo, da Odebrecht Óleo & Gás, da Conaut, da Vix Transportes e Logística e da SIT Macaé Transportes.

Palestras - Somente neste período entre novembro e dezembro, foi atendido um público de aproximadamente 450 pessoas. Em todas, a aprovação do conteúdo passado foi unanimidade. “Tudo que foi apresentado agregou muito conhecimento e a palestra foi muito elogiada por nossos funcionários. Estes conceitos vão ser de grande importância para a atuação deles dentro e fora da empresa”, disse Cherly Vieira, do setor de Qualidade da VIX.

O funcionário da SIT, José Edson, concorda. “A palestra foi muito interessante para conscientizar as pessoas. São conteúdos que precisamos sempre estar atualizados”, elogiou.

Para Raphael Medeiros, que passou por um acidente recentemente, tudo que foi passado pela Mobilidade durante as palestras foi ainda mais significativo. “Em um piscar de olhos o trânsito pode te ferir gravemente ou até mesmo tirar a sua vida. E no meu caso, passei pela experiência de sobreviver a um acidente recentemente, mas perdi uma amiga muito querida. Por isso acredito ainda mais que o respeito, a cordialidade e o bom senso para entender que dirigir ou guiar uma moto é algo que nos exige muita responsabilidade para cuidarmos de nós mesmos e dos outros também”, relatou o funcionário da AFGlobal.

Escolinha de Trânsito – Já a “Escolinha de Trânsito” atendeu quatro escolas, levando conscientização sobre a importância dos cuidados e respeito no trânsito aos alunos da rede municipal e particular de Macaé. Com isso, foram formados multiplicadores que receberam instruções, por meio de demonstrações práticas promovidas no ambiente escolar, sobre as regras básicas de circulação e segurança no trânsito.

Além das escolas, para a conscientização do público infantil, a Escolinha de Trânsito também foi promovida em outros espaços públicos, como na Orla dos Cavaleiros durante o Dia das Crianças, e na Praça Veríssimo de Melo, quando ocorreu a Semana Municipal da Criança e do Adolescente. Além disso, este ano também aconteceu o projeto “Pedala Macaé”, em parceria com a Secretaria de Educação e a COPPETEC/UFRJ, para que, além da parte estrutural, seja estimulada a utilização da bicicleta como meio de transporte viável, seguro e funcional.