CMI: Ensino Superior aumenta atendimento em 58%

03/03/2021 10:45:00 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação Ensino Superior

As aulas começaram de forma remota na segunda-feira (1). Já a dos novos alunos iniciam na próxima segunda (8)

A Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação, aumentou em 58% o atendimento do Centro Municipal de Idiomas (CMI). Devido a grande procura na abertura das novas vagas, inicialmente 80, o órgão abriu outras turmas e conseguiu beneficiar 160 alunos da rede pública de ensino, matriculados no curso gratuito de Inglês oferecido no CMI. As aulas começaram de forma remota na segunda-feira (1). Já a dos novos alunos iniciam na próxima segunda (8).

"Foi uma conquista ter agora 435 alunos no CMI, que antes eram 275. É um trabalho em conjunto entre os gestores e os professores da língua estrangeira que entendem a importância dessa oportunidade para o aluno da rede pública e o diferencial na vida de cada um", destaca a secretária Flaviah Picon.

Para a professora Juliana, atender a expectativa desses alunos é um desafio. "Para nós, professoras, a inserção da tecnologia na educação implica no uso de novas linguagens, na aprendizagem de novos conceitos e no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Para o aluno, algumas habilidades importantes podem ser desenvolvidas durante este período remoto como: o aprimoramento e o uso ético das novas tecnologias e a autonomia na construção do saber", pontuou.

Com as aulas on-line, o conteúdo programático está mais lúdico e criativo. A equipe de professores do CMI aplica uma das metodologias ativas chamada flipped classroom, também conhecida como aula invertida. A proposta é que o aluno tenha contato prévio com o conteúdo e na aula síncrona, esteja ciente do assunto para sanar dúvidas, otimizar a interação professor-aluno e aprofundar o conhecimento.

O Centro Municipal de Idiomas atende, prioritariamente, alunos da rede pública de ensino, de 12 a 18 anos, e é reconhecido na rede por contar com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que reforçam o aprendizado nas disciplinas de Língua Inglesa e Espanhol, e se destacam em provas de língua estrangeira não apenas na sala de aula, mas em entrevistas de emprego. Os cursos de Inglês e Espanhol têm duração de quatro anos com aulas duas vezes por semana. Ambos os cursos, são divididos em quatro níveis: básico, pré-intermediário, intermediário e avançado.