Foto: Maurício Porão
Programação especial animou os cerca de 400 alunos da unidade
Com o objetivo de incentivar às artes, leitura, criatividade e resgatar a trajetória da unidade, a Escola Municipal de Educação Infantil Elea Tatagiba de Azevedo iniciou o projeto pedagógico ”Literatura e história para além da leitura em busca de uma vida saudável". O espaço é um dos primeiros do segmento infantil a funcionar na Aroeira e comemora 40 anos este ano.
Já em clima de comemorações, a unidade promoveu, nesta quinta-feira (31), uma programação especial com os 400 estudantes na faixa de dois a cinco anos. Para iniciar a festa, os 26 professores realizaram atividades diversificadas com os alunos para o melhor conhecimento da história da escola e da educadora Elea Tatagiba, referência da Educação Infantil no município.
Entre as estratégias estão produção de textos coletivos, elaboração de cartazes com desenhos sobre a escola, ensaios de música e dança, além de maquete do espaço da escola. Entre os mais empolgados com a programação estavam os alunos Yorrana Tavares, Cauã Florindo, Wesley Tavares e Tayla Oliveira. A garotada de quatro anos, que participou de uma apresentação na escola estava para lá de empolgados. "A festa é muito bonita e legal. Adoro minha escola" contou Wesley.
Também animada, a pequena Yorrana faz parte de uma das primeiras turmas a conhecer os novos espaços, que foram reformados na unidade. Acompanhados pela professora Cristina Crespo, os estudantes ficaram encantados com a nova sala de leitura dotada de livros, fantoches, brinquedos, jogos didáticos e fantasias, além de informática, com computadores específicos para crianças. Recentemente, a escola ganhou manutenção com pintura especial e revisão no telhado.
O projeto pedagógico " Literatura e história: para além da leitura em busca de uma vida saudável" segue até o mês de dezembro com intervenções pedagógicas, que visam o desenvolvimento do estudante e de habilidades, que permitam organizar as informações. Para isso, serão realizadas contação de histórias e ações referentes ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus zyca e febre chikungunha. Entre outras abordagens destacadas serão os Jogos Olímpicos Rio 2016 com ênfase na cultura, alimentação e esportes do Brasil e países participantes.
De acordo com as diretoras Janaína Pinheiro Correia (geral) e Flávia de Mattos Viana Corrêa (adjunta) O objetivo é desenvolver capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, estética, ética e de relações interpessoais. " Estamos felizes. Trabalhamos em prol dos alunos. O próximo passo é realizar o Dia da Família na Escola, programação que contará com uma gincana de integração", ressaltou Janaína.