Combate à evasão escolar terá mutirão nesta segunda

22/05/2015 17:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

O objetivo é garantir a permanência dos alunos em sala de aula

O combate à evasão escolar é uma das prioridades da rede municipal. Para isso estão sendo executadas diversas ações nas escolas, como o mutirão de atendimentos para pais e responsáveis de alunos infrequentes. O trabalho faz parte do projeto “Escola Legal - frequência total” e vai acontecer entre a próxima segunda-feira (25) e o dia 16 de junho. O objetivo é orientar as famílias sobre a importância da permanência dos alunos, incentivando assim, o interesse na educação e integração da comunidade escolar.

Para convocar as famílias, a equipe de assistentes sociais da subsecretaria de Educação na Saúde Cultura e Esporte encaminhou uma notificação aos pais dos alunos considerados infrequentes neste primeiro bimestre letivo, ou seja, aqueles que tiveram cinco faltas consecutivas ou dez alternadas. A rede municipal registrou, no último levantamento, 3% de alunos evadidos no Ensino Fundamental. A maior parte estuda nos 4º, 5º, 8º e 9º anos e tiveram que retornar às cidades e estados de origem.

Para a ação, a equipe da secretaria de Educação recebeu das unidades municipais a Ficha de Comunicação ao Aluno Infrequente (Ficai), material que foi encaminhado para o Conselho Tutelar e equipes do Serviço Social Orientação Educacional e Supervisão de Ensino. Os responsáveis terão que apresentar justificativas sobre a falta de frequência. O Serviço Social encaminha os estudantes para a rede de Proteção Básica e atendimentos específicos nas secretarias de Trabalho e Renda, Saúde, Programa Bolsa Família, Coordenação da Proteção Social Básica, Centro de Atenção Psicossocial, entre outros.

Cronograma

Na segunda-feira (25) e terça-feira (26), a partir das 9h, o mutirão será promovido na sede da Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, local que vai atender quatro unidades municipais. Já na quarta-feira (27) será a vez da Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo (Serra). Na quinta-feira (28), o mutirão será no Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga. A programação segue nos dia 1 e 2 de junho, no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro.

Já no dia 3 de junho, o mutirão será na Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval. Nos dias 8 e 9 de junho, a ação acontece no Colégio Municipal Interagir. No dia 10 de junho, o atendimento será no Colégio Municipal Aroeira. Finalizando o mutirão, a equipe do Serviço Social da secretaria de Educação vai atender nos próximos dias 15 e 16 no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, as ações voltadas para o combate à evasão contam com parcerias do Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e Adolescente e Coordenação do Programa Bolsa Família das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social. "A proposta é intensificar a aproximação com a comunidade escolar das unidades municipais de ensino, garantindo a assiduidade dos alunos", disse.

Classe Hospitalar

Outro programa que busca assegurar a permanência do aluno na escola é o programa “Classe Hospitalar”, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. Uma equipe multidisciplinar atua nas turmas atendidas no Hospital Público de Macaé (HPM), além da Unidade de Emergências Pediátricas (UEP) para pacientes hospitalizados em curta duração.

Professores desenvolvem atividades pedagógicas e específicas, de acordo com o estado de saúde do aluno. A rede municipal também oferece atendimento educacional domiciliar aos alunos que tiveram alta do hospital, mas não apresentam condições de frequentar a escola com comprovação por meio de laudo médico.

Mais ações

A equipe de Ensino Fundamental do município iniciou, nesta semana, encontros específicos na Fundação Educacional de Macaé (Funemac) direcionados à proposta de Intervenção Pedagógica. Os eixos da proposta são; Permanência e Êxito do aluno na Escola; Desempenho; Avaliação e Comunicação às Famílias e Sociedade.

De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues, a intenção é envolver profissionais de ensino diante de novas prioridades de ensino e estratégias, que visam orientar e reorientar o trabalho pedagógico. “Todo o trabalho é para garantir aos alunos o direito à aprendizagem”, disse.

Além disso, a Orientação Educacional está realizando nas escolas municipais o projeto “Encontros”. A programação conta com palestras e dinâmicas que visam o diálogo com a comunidade escolar. O tema central do projeto é “Cuidado”. Para melhor atendimento, as atividades acontecem com responsáveis, funcionários e professores do 1º ao 5º ano. Já os estudantes do 6º ao 9º também fazem parte do projeto diante da realização de palestras com temas sobre “Sexualidade”, "Drogas”, "Mercado de Trabalho” e "Uso consciente da Internet e Aparelhos Eletrônicos”.