Começa 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes

10/09/2019 10:38:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Programação prossegue até quinta-feira

A programação da 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) começou nesta terça-feira (10). O evento, que acontece até quinta-feira (12), irá debater as causas mais comuns de acidentes de trabalho e sua prevenção. Serão três dias de palestras, apresentação musical e ações de saúde. A abertura contou com teatro do grupo Grutas, aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação física, ginástica laboral, auriculoterapia e massagem.

O primeiro dia do evento debateu temas como a “Depressão”, com o psicólogo Hudson de Jesus Filho. Em seguida foi realizada mesa redonda com representantes da Secretaria de Saúde, Faculdade de Medicina de Campos e Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Secretaria Adjunta de Defesa Civil apresentou noções de primeiros socorros.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), da Prefeitura de Macaé, Marcelo Oliveira, falou sobre a importância do evento. “O espaço é aberto para informações e cuidados que devemos ter no nosso dia a dia. O evento abordará também sobre doenças ocupacionais, como depressão e estresse", frisou.

Na quarta-feira (11), a Sipat, que prosseguirá no auditório do Centro Administrativo Luiz Ozório (Cealo), irá abordar assuntos como vigilância alimentar e nutricional, percepção de risco, alimentos de verdade x verdade sobre os alimentos, depressão, campanha “Xô Sífilis”, Cipa e música.

E, para encerrar a programação, na quinta-feira (12), haverá apresentações sobre Centro de Referência ao Diabético, tabagismo, “Setembro Amarelo, falar é a melhor solução”, tabagismo e saúde bucal, além de noções básicas de combate a incêndio.

Para a coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, Salomé Miranda, o cuidado é a principal atitude do trabalhador. “Este ano, a Sipat traz esse olhar do cuidado, fundamental quando falamos de saúde”, destacou.

Clique aqui para acessar a programação da XVIII Sipat 2019.