Foto: João Barreto
Objetivo é vacinar 50 mil pessoas
A campanha de vacinação contra H1N1 (gripe suína) começou nesta segunda-feira (25), na Casa da Vacina, localizada na Rua Antero Perlingeiro, número 76, na área central. A imunização na primeira semana será realizada para gestantes, crianças de seis meses de vida até cinco anos incompletos e pessoas portadoras de doenças renais e crônicas respiratórias, cardíacas, hepáticas, neurológicas, diabetes, de imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (síndrome de Down, Klinefelter, Warkany e outras). A vacinação prossegue até o dia 20 de maio e a meta é imunizar em média 50 mil pessoas.
A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Luciana Santos, ressalta que, para os doentes crônicos, é necessária a apresentação do comprovante médico. A vacinação de idosos foi disponibilizada exclusivamente no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. A partir do dia 30, todos os demais postos também atenderão as pessoas acima de 60 anos. Já a Casa da Vacina, receberá apenas gestantes e crianças.
- É importante que a população conheça os locais de vacinação a fim de evitar filas e sobrecarregar o atendimento. São 19 postos em toda a cidade, incluindo a Região Serrana e, no sábado, dia D, serão 35 unidades em funcionamento - afirma Luciana.
A técnica de segurança, Fabíola Antunes, aproveitou o primeiro dia de vacinação para levar o filho Ângelo Antunes, de um ano e seis meses; e os sobrinhos, Elisa Falcão, quatro anos, e Natan Falcão, dois. Ela avalia como "muito importante" levar as crianças para tomar a vacina e evitar que elas fiquem gripadas.
- Meu filho já teve pneumonia e todo cuidado é pouco. Fico preocupada com a saúde dele e aproveitei a oportunidade para trazer os meus sobrinhos - disse.
Já a gestante Franciele dos Santos, grávida de três meses, conta que também procurou a unidade para tomar a vacina, já que está cumprindo todas as determinações do seu pré-natal. "Meu filho está previsto para nascer no dia quatro de outubro. É melhor prevenir", ressaltou.
Conheça os postos de vacinação