Começa etapa de entrevista social com candidatos ao Nova Vida

15/10/2018 16:26:00 - Jornalista: Julie Sillveira

Foto: Guga Malheiros

Programa também tem como proposta trabalhar a cidadania, preparando o jovem para a vida em sociedade

"O objetivo do Nova Vida vai muito além de preparação do adolescente para ingressar no mercado de trabalho. O programa também tem como proposta preparar o jovem para se tornar um ser humano melhor, além de promover a saúde mental e a cidadania", destacou a psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Dayane Cruz, na manhã desta segunda-feira (15), durante a entrevista social com Matheus Pio (14).

Essa é a terceira etapa do processo seletivo. Ao todo 115 adolescentes devem se apresentar na sede do programa, na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403, Centro até o dia 18 de outubro. A lista nominal com as datas dos encontros está no portal da Prefeitura.

Aluno do Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Matheus Pio falou sobre sua expectativa, seus planos para o futuro e sua vontade de atuar no Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), caso seja aprovado.

"Meu irmão já participou do programa e percebi o quanto ele se destacou no mercado de trabalho, pois ingressou já sabendo como funciona o mundo corporativo. Isso me faz querer aprender sempre. Vejo esse programa como uma oportunidade única. Com o salário eu vou poder ajudar minha mãe e começar a retribuir tudo que ela fez por mim. Tenho muita vontade de trabalhar no Cemeaes, eu me identifico com o local, pois faço natação na unidade Barra e vejo como referência por oferecer atividades complementares em prol da saúde, bem-estar e qualidade de vida", pontuou o candidato.

As entrevistas são eliminatórias e acontecem de 9h às 16h. Devem ser apresentados os seguintes documentos: comprovação da renda familiar (todos que residem na casa) com contracheques, contrato de trabalho, CTPS, extrato de benefícios socioassistenciais ou similares; comprovante de residência atualizado; declaração escolar; boletim escolar do primeiro e segundo bimestres; carteira de identidade e CPF do adolescente; carteira de identidade e CPF do responsável pelo adolescente.

Além disso, os jovens devem levar certidão de nascimento do adolescente; duas fotos 3x4; NIS/Cadastro Único em nome do candidato; NIS/Cadastro Único em nome do responsável pelo candidato; laudo médico para aqueles que têm Necessidades Educacionais Especiais.

Jovens do Nova Vida devem ter bom desempenho escolar

O Nova Vida é um programa municipal que funciona há 21 anos em Macaé. Os adolescentes do programa passam um turno do dia trabalhando numa secretaria e no outro turno são estudantes. Eles recebem meio salário mínimo. Esta é uma oportunidade de aprender a trabalhar, sendo assim incluídos socialmente. Os adolescentes são integrantes de famílias em vulnerabilidade social e o dinheiro no fim do mês representa uma ajuda aos pais e responsáveis.

O projeto ainda contribui para a valorização do estudo, pois para ingressar no Nova Vida é preciso estar apto na escola e ter frequência escolar satisfatória. Muitos adolescentes que hoje estão no programa são encaminhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Fronteira, ou pelo Conselho Tutelar. Inclusive, meninos e meninas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também são recebidos no Nova Vida.

Para a inscrição, o responsável legal pelo candidato tem que apresentar o número do NIS - CadÚnico. Para participar do Programa Nova Vida, o adolescente deve ter de 14 a 17 anos, renda familiar de até três salários mínimos mensais, estar matriculado na rede municipal ou estadual de ensino e morar em Macaé.


Fotos Relacionadas