Foto: Moisés Bruno
O curso tem o objetivo de popularizar a música clássica
Música erudita aliada ao ensino. É desta forma que os mais de 500 estudantes do Colégio Municipal Engenho da Praia estão obtendo maiores conhecimentos sobre os estilos de época da literatura. O projeto intitulado "Concertos Didáticos-2014", foi iniciado terça-feira (29). O objetivo do programa, que será realizado mensalmente, é popularizar a música clássica.
O Colégio Municipal Engenho da Praia é a única escola municipal que contará com a programação direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).Nesta terça-feira, o som da Companhia Musicatto contagiou os alunos com canções dos compositores consagrados Lucio Vivaldi e Johann Sebastian Bach. Música como “A Primavera”, “Inverno”, além de “Sinfonia da Cantata nº 156- Céu de Santo Amaro” e “Jesus, alegria dos Homens”. Com isso, de uma forma bem didática e objetiva, os alunos souberam mais a respeito da escola literária do Barroco e suas peculiaridades como conceitos, cenário artístico e fatos manifestados no plano político, econômico e social da época em questão.
A Companhia Musicatto é formada pelos músicos Sara Cesário (violino); Iago Crispim (violino); Raphael Mello (clarineta); Vinícius Martins (piano) e Lene Vieira (violoncelo). A companhia, que já se apresentou no show de 50 anos de carreira de Roberto Carlos, conta com um vasto repertório que vai do clássico ao popular.
O concerto conseguiu despertar a atenção e arrancar aplausos de alunos de diferentes idades. Entre eles estavam Ingrid Alves, 13 anos, e Liliana Cruz, 14 anos, que fizeram questão de fotografar a apresentação e posar para fotos ao lado dos músicos. “Nunca assisti a um concerto. É muito bonito. Fiquei até sabendo que algumas músicas do período Barroco estão em filmes e desenhos que já assisti”, disse.
Além disso, o projeto “ Concertos Didáticos” atraiu interesse das alunas Taiana Bento Araújo, de 16 anos, e Karina Barcelos, 14 anos. Encantadas com a apresentação, as jovens assinalaram a intenção de aprender a tocar um instrumento. “Gostaria de aprender a tocar violino. Deve ser difícil, mas é lindo”, falou Taiana. Já Karina comentou que, se tiver oportunidade, irá aprender a tocar clarineta. “Se conseguir tocar uma clarineta, será um sonho”, contou.
Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a manifestação cultural na rede municipal reforça o processo ensino-aprendizagem. “Com certeza esta parceria irá colher frutos positivos”, pontuou.
A diretora da unidade, Ivone de Jesus, disse que esta é uma chance de ampliação dos horizontes dos alunos. “Este é um aprendizado que, com certeza, irá enriquecer a cultura e conhecimento dos nossos alunos”, ressaltou. Da mesma opinião é a professora de Língua Portuguesa, Drívia Ramos. “Estou admirada com a postura dos nossos alunos. Além de um olhar diferenciado sobre a música, o projeto vai contribuir com a formação cultural dos estudantes”, salientou.
Os concertos, que seguem até o mês de outubro em datas que ainda estão sendo definidas, também vão abranger estilos como Classicismo e Romantismo até chegar à música popular brasileira com destaques para Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A programação é uma realização da Sociedade Musical Macaense, com apoio da secretaria de Educação e patrocínio da Petrobras. Para a diretora artística da Sociedade, Deiseli Moia, a intenção é estender o projeto para outras unidades fazendo a ponte da música ao ensino.