Conferência Regional de Cultura elege representantes da sociedade civil em Macaé

30/11/2015 14:26:00 - Jornalista: Assessoria Fundação Macaé de Cultura

Foto: Thaisa Araújo/FMC

Objetivo é fomentar a identidade cultural regional

Gestores e expoentes da sociedade civil de nove municípios elegeram, no sábado (28), na primeira Conferência Regional de Cultura do Norte Fluminense (CRC/NF), realizada em Macaé, no Teatro Municipal (TMM), membros titular e suplente para representação no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) - órgão colegiado deliberativo, de composição paritária, do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

Os 149 eleitores regionais elegeram como conselheiros Bruno Azevedo, de São João da Barra, com 56 votos e Dilma Negreiros, de Macaé, com 49 votos, que ficou na suplência. Participaram representantes das cidades de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Macaé.

No período da manhã, o evento foi reservado para que os artistas, apreciadores e interessados no fomento e na preservação da cultura fizessem suas inscrições, comprovando sua atuação na área cultural de suas cidades. No início da tarde, antes da votação por escolha e contagem dos votos, houve uma “Roda de Saudação” composta pelo presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Humberto Assumpção, representando o prefeito Dr. Aluízio; pela Secretária Estadual de Cultura, Eva Rosental e o representante do Ministério da Cultura, Reginaldo Magalhães, a presidente da Fundação Cultural de Campos dos Goytacazes, Patrícia Cordeiro, além de representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e da sociedade civil.

Em sua saudação, o presidente da FMC, Humberto Assumpção, citou ser uma honra para Macaé receber todos os expoentes da cultura regional e informou que a ausência de Dr. Aluízio se deu pelo fato do prefeito estar à frente da comissão que transfere as famílias da Ladeira de Santana para o Bosque Azul.

Assumpção destacou que, apesar de Macaé sofrer com a crise do petróleo, a cultura local está sendo valorizada.

- Temos o Plano Municipal de Cultura e projetos constituídos que apontam alguns caminhos e necessidades. Uma de nossas preocupações é dar continuidade aos cursos técnicos de música e artes cênicas da Emart (Escola Municipal de Artes Maria José Guedes), que forma dezenas de jovens anualmente, mas que em breve irá receber equipamentos do governo federal e um novo prédio para seu funcionamento - anunciou, completando sua satisfação pela participação do Ministério da Cultura e pedindo à secretária estadual de Cultura, Eva Rosental que intervenha junto ao Governo do Estado por Macaé.

Ainda na abertura, os postulantes à grade do Conselho Regional – Patricia Cordeiro e Humberto Rangel (Campos), Bruno Azevedo (São João da Barra) e Dilma Negreiros (Macaé) - chamaram a atenção para o papel no Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC) e explicaram por que gostariam de representar a região.

- Sou artesão há 33 anos e produtor cultural. Quero dizer que este é um momento único em que a sociedade civil está junto pleiteando a vaga de conselheiro, por isso, precisamos trabalhar para não perdermos nossas características culturais. Bem articulados poderemos trazer as políticas públicas de cultura para nossa região, acentuou Bruno Azevedo.

A candidata de Macaé, fundadora do Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CIEMH²), Dilma Negreiros, por sua vez, defendeu sua candidatura por ser militante de cultura há bastante tempo. “Estou militando na sensibilização cultural há vários anos e vou continuar na luta pela cultura como o fiz na construção da lei que criou as conferências nacionais, como delegada eleita. Não quero representar só Macaé, mas, toda a região com suas linguagens artísticas”, pontuou.

O primeiro Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), como um órgão colegiado deliberativo, de composição paritária deverá ser composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, indicados pela secretaria de Estado de Cultura (SEC) e mais 16 membros titulares e suplentes, representantes da sociedade civil para o período de 2016 a 2018. Destes, 10 sairão de cada uma das regiões do estado, sendo eleitos nestas conferências regionais e seis oriundos dos segmentos culturais como as artes cênicas, visuais e audiovisuais, música, literatura e cultura popular.

Eleição virtual - As inscrições dos agentes culturais para a vaga dos seis conselheiros prosseguirá até o próximo dia 9, às 18h, no site www.cultura.rj.gov.br/cepc. O candidato deverá escolher apenas um segmento (artes cênicas, visuais, audiovisuais, música, literatura e cultura popular) e preencher o formulário de cadastro, apresentando currículo resumido.


Fotos Relacionadas