Conselho Municipal de Turismo elege membros

21/02/2018 14:52:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Eleição aconteceu no Paço Municipal

A eleição dos membros do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), por meio da Lei 1.714/96, foi realizada nesta quarta-feira (21), no Paço Municipal. O encontro, promovido pela Secretaria Adjunta de Turismo, reuniu representantes de 11 segmentos, que indicaram seus titulares e suplentes. A presidência do Conselho está com o empresário de gastronomia, Renato Nicoli, também presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros. O mandato é para o período de dois anos.

O objetivo do Comtur é fomentar a atividade no município que, este mês, foi elevado para a categoria A do mapa do setor - instrumento do Ministério do Turismo que identifica o desempenho da economia nesta área e direciona verbas federais. A ideia é consolidar parcerias e proporcionar o envolvimento dos mais variados setores socioeconômicos.

"A proposta é realizar um trabalho de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, com a finalidade de definir diretrizes para a política de desenvolvimento do turismo na cidade. O intuito é criar estratégias de longo prazo para que as ações tenham sustentabilidade. O Conselho foi reativado em um momento importante para Macaé, já que precisamos unir esforços para mantermos essa nova classificação do Ministério do Turismo", explicou o secretário adjunto de Turismo, Leonardo Anderson.

O Comtur tem a participação dos seguintes segmentos: Secretaria Adjunta de Turismo, Câmara Municipal, Macaé Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial e Industrial de Macaé, Câmara de Dirigentes Lojistas, Polos Gastronômicos de Macaé, Agências de Viagem e Turismo, Hotelaria e Restaurante, Trade Região Serrana, Associação Internacional de Empresas de Perfuração (IADC), Clubes de Serviços, Iate Clube de Macaé, Guias de Turismo.

O presidente eleito, Renato Nicoli, destacou que o primeiro passo será formatar o Conselho Municipal do Turismo, com suas respectivas diretrizes. "O entendimento entre os membros será o fator fundamental para construirmos ações que serão o melhor para o município em geral", frisou.

O Conselho Municipal do Turismo terá planejamento participativo, sendo constituído como um fórum deliberativo e consultivo. Além disso, busca estimular atividades culturais e turísticas. O intuito é, também, transformar cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município.

Turismo com categoria A

A nova categorização do Ministério do Turismo (MTur) coloca Macaé no topo do ranking do turismo nacional. Estruturada para o turista de negócios, a cidade, que recebe empresários e trabalhadores da indústria offshore todos os dias, tem um dos maiores parques hoteleiros do interior do estado, com cerca de quatro mil quartos. O crescimento no número de empregos e estabelecimentos formais no setor de hospedagem, além do aumento do fluxo turístico doméstico e internacional, foram determinantes para que o município subisse da categoria B, em 2017, para a categoria A neste novo levantamento do Mapa do Turismo.

A rede hoteleira conta com, aproximadamente, 10 mil leitos para hospedagem, distribuídos em 100 hotéis e pousadas. Os grandes hotéis se concentram nas orlas das praias dos Cavaleiros, Campista e Imbetiba.


Fotos Relacionadas