Nesta quarta-feira (27), a eleição será nas escolas Generino Teotônio de Luna e Tarcísio Paes de Figueiredo
Referência para municípios da região, o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Macaé segue com a realização de eleições de forma remota/ mista. A votação está sendo realizada para constituição dos conselhos escolares de algumas das unidades municipais, que prorrogaram o mandato dos conselheiros, e outras a ata está vencida.
Os espaços escolares promovem o processo eleitoral seguindo todas as diretrizes específicas e protocolos sanitários. A eleição presencial ocorre junto aos professores e servidores das unidades. Já os pais e responsáveis estão tendo a oportunidade de participar de votação online, através de plataforma específica. Nesta quarta-feira (27), a eleição será nas escolas Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa) e Tarcísio Paes de Figueiredo (Bicuda Grande).
Neste mês de outubro, o processo eleitoral já ocorreu nas unidades municipais Eléa Tatagiba de Azevedo (Aroeira), Neiva Mariano (Visconde de Araújo), Professora Letícia Peçanha Aguiar (Centro), Professora Hilda Ramos (Centro), Therezinha Carvalho José (Cavaleiros) e Maria Cecilia Tourinho Furtado (Fronteira).
Conselhos - A rede municipal conta com cerca de 2 mil conselheiros, que atuam como apoio à direção. Os conselheiros podem ser integrantes das comunidades atendidas pela escola, alunos regularmente matriculados a partir de 12 anos, pais ou responsáveis e representantes da comunidade local aprovados em eleição pelos profissionais e alunos atendidos das escolas municipais.
A votação dos conselhos escolares contribui no acompanhamento e gerenciamento do repasse financeiro para verbas federais, municipais ou próprias a exemplo de verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDE), e opinar em questões pedagógicas, cunho administrativo e questões ligadas ao retorno das aulas presenciais.