Continua adaptação na educação infantil

19/02/2018 15:54:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Arquivo Secom

Horário diferenciado permite que criança possa criar confiança e reconhecer outros espaços

Visando ao acolhimento dos alunos na faixa etária de dois a cinco anos, atendidos nas 62 unidade de Educação Infantil, a secretaria de Educação prossegue com o período de adaptação dos que estudam em horários integral e parcial até dia 02 de março. Turmas de horário parcial terão a adaptação entre esta segunda-feira (19) e sexta-feira (23), nos horários de 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h. No período de 26 de fevereiro a 02 de março, o primeiro turno será das 7h30 às 10h30 e o segundo, das 13h às 16h. Com projeto "Cuidar e Educar", a Educação prossegue as suas atividades no ano letivo de 2018.

Segundo a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, no período de adaptação dos alunos, a merenda escolar é ofertada de acordo com o cronograma e horários reduzidos. "O período de adaptação é de extrema importância para alunos da Educação Infantil, que precisam de uma atenção diferenciada por conta da idade e das reações como choro, desconsolo e violência, que eles podem ter por não estarem ambientados à nova realidade", explicou Mariana, frisando que, com carinho e acolhimento, a adaptação é realizada com eficiência.

- O horário flexível e o planejamento nas salas de aula quanto à rotina são fundamentais para uma boa adaptação. As crianças precisam e têm o direito a uma atenção especial durante esse período. O apoio dos pais e familiares é essencial para superar as possíveis dificuldades - , explicou Mariana.

A rede municipal segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que visam garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.