Foto: Flávio Sardou
As obras incluem, além da recuperação da orla, a construção de postos salva-vidas e reconstrução dos quiosques.
Aproximadamente 60% das obras de reconstrução da orla da Praia dos Cavaleiros já estão concluídas. Já foram executados 360 metros da obra num dos locais mais frequentados por macaenses e turistas, informa a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo.
Para realizar essa obra, orçada em R$12.026.565,52, a Prefeitura usa recursos próprios. As ações na orla começaram em abril de 2013 e o prazo para conclusão é março de 2014.
As obras incluem, além da recuperação da orla, a construção de postos salva-vidas e reconstrução dos quiosques. O trecho em reconstrução, de cerca de 800 metros, foi destruído por forte ressaca que assolou o litoral fluminense em 2011. Na ocasião, ventos fortes e ondas de mais de dois metros de altura destruíram grande parte do trecho da orla dos Cavaleiros, só restando praticamente intactos os trechos protegidos por vegetação de restinga.
Está sendo construído um muro de contenção em concreto armado com infraestrutura constituída de estacas metálicas de tubos e gabião de pedras. As obras preveem a recuperação do calçadão, com 842 metros de extensão. A prefeitura, ao planejar a obra, teve como objetivo construir uma estrutura resistente aos eventos climáticos, como fortes ondas, oferecendo maior proteção aos pedestres, praticantes de caminhadas e ciclistas, já que a Praia dos Cavaleiros é muito frequentada para o lazer e realização de práticas esportivas.
Inicialmente foi feito o levantamento topográfico seguido da demolição e retirada dos escombros, pedaços do antigo deck e restos de estrutura do antigo muro. Depois foi feito o escoramento do aterro da calçada com pranchões de madeira e perfis, cravação das estacas, montagem do gabião de pedras e das peças pré-moldadas em concreto armado do muro de contenção. As peças pré-moldadas são colocadas uma ao lado da outra, formando uma “grade” de proteção, fortalecendo toda a estrutura.
A recuperação da orla dos Cavaleiros inclui também a reconstrução do deck de madeira, a recuperação do passeio com pedras portuguesas, a recuperação e pintura da ciclovia, urbanização e paisagismo e manutenção da iluminação pública.
A orla da Praia dos Cavaleiros tem cerca de 1.500 metros de extensão. Essa praia perdeu a sua característica de orla mais selvagem e pouco movimentada com a chegada da Petrobras ao município há cerca de 40 anos. Hoje, a Praia dos Cavaleiros é um local que recebe pessoas de toda parte do país e do mundo.