Foto: Maurício Porão
Nova rede é instalada pela Esane e terá 2,5 mil metros de extensão
A Prefeitura de Macaé, por meio da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) instala nova rede de distribuição de água em ruas de Córrego do Ouro. O objetivo é melhorar a distribuição, a pressão e atender as novas demandas do distrito serrano, que apresenta crescimento populacional, com novos empreendimentos e moradias.
Essa nova rede é instalada na Avenida Roberto Muniz de Souza, Rua Alzemiro Francisco Tomaz e outras ruas e becos menores com novas moradias. A rede terá 2,5 mil metros aproximadamente, com instalação de tubos de 150 milímetros de um PVC forte e passível de ser conectado a tubulações de ferro. Ela está sendo instalada no lado esquerdo das vias, acompanhando a antiga rede com diâmetro menor e instalada no lado direito das ruas e que ainda está funcionando, mas que não acompanha o crescimento da localidade.
As obras têm prazo de conclusão de aproximadamente 45 dias, e nela estão trabalhando 17 homens, utilizando máquinas, como tratores e retroescavadeira e caminhões. As ações de aberturas das ruas para instalação das novas tubulações começam cedo, de segunda a sexta-feira.
A moradora Charlene Corrêa de Souza Shuartz, residente na Rua Alzemiro Francisco Tomas destaca a importância da obra.“Se é para melhorar a distribuição de água apoio as obras, que considero importantes apesar dos transtornos”, comentou.
Outro morador, Aílson de Carvalho, também apoia as obras que vão melhorar a quantidade de água que é distribuída para todos moradores. Também residente na rua, há 20 anos, Josilene Lopes Carvalho valoriza as ações da prefeitura, importantes para melhorar a quantidade de água. “Se chegar para todos, eu apoio”, disse Josilene.
População deve colaborar evitando o desperdício de água
O diretor de Saneamento da Esane, Pablo Caetano, disse que serão refeitas ou feitas cerca de 350 ligações domiciliares, para atender aos novos imóveis e novos condomínios da localidade. O diretor informou que a Estação de Tratamento de Água de Córrego do Ouro está funcionando bem, dentro de sua capacidade, de 20 litros por segundo, mantendo a operação 24 horas.
- A água é captada, tratada, distribuída e analisada para garantir a sua qualidade, mas ressalto a importância da comunidade colaborar, evitando o desperdício - disse Pablo, acrescentando que a região, assim como acontece em todo o país, por causa da forte estiagem de 2014, vem vivenciando problemas de diminuição da vazão de água. “A vazão caiu cerca de 60% na região, mas o desperdício ainda é grande e a população deve colaborar, para que não falte água”, completou o diretor de saneamento.
Para ajudar a população nos seus problemas do dia a dia no abastecimento de água, a Esane mantém equipe de bombeiros hidráulicos que fazem reparos, religações e limpeza de rede. Para isso, instalou uma base no centro, ao lado do DPO, onde a população pode solicitar a ajuda para resolver seus problemas com a rede de água. “É só ir ao local e fazer uma solicitação, que nossa equipe vai atender”, concluiu Pablo Caetano.