Começou a valer, nesta segunda-feira (20), a obrigatoriedade da apresentação de comprovantes de vacinação contra a Covid-19, para acesso e permanência de maiores de 18 anos em estabelecimentos e locais de uso coletivo, em Macaé.
Poderão ser apresentados no acesso aos locais listados, os cartões entregues nos polos de imunização, comprovantes da aplicação da primeira, segunda e dose única, além da Carteira de Vacinação Digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde (Conecte SUS), assim como o print ou fotografia do comprovante, armazenada no celular. Vale lembrar que também é necessária a apresentação de um documento com foto.
A medida sanitária visa assegurar a adoção de medidas intervencionistas de proteção e defesa da saúde, de forma cautelar e preventiva, visando à diminuição da velocidade de contágio pelo novo Coronavírus. Os estabelecimentos deverão manter aviso em local visível sobre a obrigação de seus frequentadores portarem o comprovante de vacinação para entrada e permanência. A exigência será apenas nos locais abaixo:
- Redes hoteleiras;
- operadoras de planos de saúde;
- agências/lojas de atendimento ao público de concessionárias de serviços públicos sediadas no Município de Macaé;
- locadoras de veículos automotores;
- centros de treinamento em saúde e segurança para o setor de óleo e gás;
- salões de cabeleireiro e barbearias;
- autoescolas;
- restaurantes e bares;
- cinemas, teatros, circos e parque de diversão;
- academias, clubes sociais, estádios, ginásios esportivos e similares;
- cursos profissionalizantes e complementares (extracurriculares);
- concessionárias e agências de veículos automotores;
- casas de festas e eventos.