Covid-19: população deve ficar atenta aos locais da segunda dose da vacina

01/07/2021 11:15:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Para não perder a data, é preciso acompanhar o Calendário de Vacinação Semanal da Prefeitura

A imunização com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 prossegue em Macaé. Mas é preciso ficar atento, pois os locais e horários da aplicação podem ser diferentes de onde foi a primeira dose e, consequentemente, do que está no comprovante de vacinação que o cidadão levou para casa. Por isso, o mais seguro é acompanhar as publicações do Portal e redes sociais oficiais da Prefeitura de Macaé.

As mudanças de locais devem ser a estratégia de tornar os polos de vacinação fixos e de maior facilidade para o cidadão. Vale ressaltar também que a Prefeitura segue com a vacinação da gripe nas Estratégias Saúde da Família (ESF).

O Calendário de Vacinação Semanal da Prefeitura pode ser acessado de qualquer lugar com internet. As mudanças de locais visam um melhor atendimento ao público. A divisão do calendário segue como critérios a logística e a acessibilidade aos polos de imunização, de acordo com os protocolos sanitários reforçados para cada grupo.

A cada semana, um novo calendário é anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde e pode incluir, também, repescagem para quem ainda não foi imunizado totalmente. Por isso, a secretaria orienta a população a conferir, no calendário, os dias, horários, locais e documentação necessária para cada grupo.

Segunda dose da vacina – Tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 é fundamental para a proteção contra a atuação do vírus. É esta dose que vai garantir a eficácia da vacina. Os estudos na criação dos imunizantes foram feitos com a aplicação de duas doses. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa cobertura. Mesmo fora do prazo, é preciso completar a imunização para obter uma boa resposta. O imunizante não protege só quem se vacina, mas cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.